CONSULTÓRIO

dr. raul
CINCO CONSELHOS PARA UMA BOA DIGESTÃO
Por vezes tem a impressão que a sua digestão se torna difícil, ou muito lenta? Ou, pelo contrário, tem necessidade de ir à casa de banho muito frequentemente? Sente-se pesado após as refeições? Tome nota destes conselhos que podem permitir que alcance uma boa harmonia digestiva.
Aprenda a conhecer-se
Se sente uma impressão particular de desconforto digestivo pense no que comeu nas horas precedentes e em que condições.
Com o tempo pode começar a associar que alguns alimentos, ou a forma como são cozinhados, não se harmonizam consigo. Também a forma como são comidos – muito secos – ou precipitadamente ingeridos, mal mastigados.
O segredo de uma boa refeição deve assentar numa boa salivação e mastigação dos alimentos – arranje tempo para comer!
Atenção às fibras
Uma alimentação rica em fibras é sempre uma condição de equilíbrio, em particular do ponto de vista digestivo.
Mas atenção, as fibras podem ser difíceis de assimilar, o que vai tornar a digestão ainda mais difícil: diarreia, cólicas, gases…
Se deseja comer alimentos ricos em fibras vá com calma! Adicione pouco a pouco os alimentos ricos em fibras dando preferência aos alimentos cozinhados e preterindo os crus, pelo menos na fase inicial.
Digestão: beba bastante
Habitualmente bebemos pouco.
A melhor das bebidas é a água: mas muito acham-na pouco motivante – sem cheiro, sem sabor e sem cor! Se for esse o caso basta juntar frutos ou legumes: uma fatia de maçã, uma rodela de limão ou laranja, uma tira de cenoura… e têm uma bebida aromatizada!
Também as tisanas, os chás ou caldos e sopas são, também, bebidas que são ricas em nutrientes, para além da hidratação.
Evite as bolhas
As bebidas com gás podem ser excitantes e acentuar o paladar, mas a verdade é que não são boas para a digestão.
Embora não sejam uma contra-indicação absoluta, as bebidas com gás devem ser bebidas com moderação, em particular pelas pessoas que sofrem de cólicas e gases.
Quando consultar o médico?
Se as perturbações digestivas se tornam frequentes, ou se originam alterações do ritmo intestinal o melhor á consultar o seu médico.
Sobretudo, se tem mais de 50 anos, deve vigiar o seu tubo digestivo e fazer o despiste do cancro colo-rectal. Tome atenção aos seus sinais de alerta:
Modificação inexplicada do trânsito intestinal (com aparecimento repentino de diarreia, ou de prisão de ventre, ou de alternância entre as duas),
Traços de sangue nas fezes,
Fadiga,
Perda de peso inexplicada.
Fonte: Marion Garteiser