DIA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO E FERIADO MUNICIPAL VIVIDOS DE FORMA DIFERENTE

dav

dav


Meses depois de ter chegado ao nosso país, o Covid-19, cá se mantém em conjunto com todos os receios, todas as preocupações que obrigam a cuidados e modos de vida bem diferentes daqueles a que estávamos habituados.
O passado dia 8 de setembro, dia de Nossa Senhora do Castelo e feriado Municipal foi vivido de forma diferente. A anteceder este dia, também as habituais Festas da Cidade, o Festival das Sopas de Mangualde, o já tão conhecido desfile de moda Mangualde Fashion e a tão concorrida procissão de velas que no dia 7 de setembro leva milhares de fiéis às escadinhas de Nª. Srª do Castelo e à sua ermida, não se realizaram face a todas as contingências provocadas pelo Covid-19.
As festas de Nª Srª. do Castelo 2020, ficaram marcadas pelas transmissões em direto da recitação do terço no dia 7 e da Celebração Eucarística no dia 8. A ermida esteve ainda aberta para visitação, mas sempre, sob a supervisão da Misericórdia de Mangualde, por forma, a que todas as regras da DGS fossem cumpridas.
Aos nossos leitores deixamos a mensagem do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, José Tomás:
´´É neste lugar onde me encontro, no Monte de Nª. Srª. do Castelo, junto à ermida, que todos os anos nos reunimos para aqui celebrar a festa de Nª Srª do Castelo de Mangualde. Tem sido assim ao longo dos anos. Milhares de pessoas vêm até este lugar, para aqui fazerem as suas orações, para aqui fazerem os seus convívios com a família, as merendas, as festas. Para encontrarem amigos que às vezes, normalmente, até só encontram uma vez por ano. É portanto, o local também de reunião.
As festas de Nª Srª do Castelo, são também um marco no calendário das pessoas de Mangualde e dos territórios contíguos a Mangualde.
A pandemia, não nos permite fazer a festa no modelo tradicional com grandes aglomerados de pessoas e, portanto, este ano tudo será diferente. Este ano, marcaremos as festas de Nª Srª do Castelo com duas celebrações religiosas, a primeira, no dia 7 às 9 da noite no interior da ermida com a recitação do terço e depois, no dia 8 às 11 horas a celebração eucarística, também a partir do interior da ermida. São dois momentos de oração não presenciais que serão transmitidos a partir das redes sociais e que permitirá, que todas as pessoas que estejam em qualquer parte do mundo, possam acompanhar estas celebrações a partir de casa e em segurança.
Quero dizer a todas as pessoas que podem, no entanto, visitar este espaço e fazer as orações que entenderem e também, as próprias merendas podem ser realizadas por grupos pequenos e famílias, não haverá nisso qualquer restrição.
Temos a convicção, a certeza e a esperança, de que a ciência irá encontrar brevemente uma solução para este problema que estamos a atravessar e, por isso, acreditamos que no próximo ano, retomaremos a celebração das festas da Srª do Castelo num modelo ainda melhor, mais reforçado, mais encorpado do que aquilo que tem sido nos anos anteriores.
A todos, envio a minha saudação fraterna e votos, acima de tudo, de muita saúde.”

O dia 8, dia do município e feriado municipal, foi assinalado com um concerto dos Contracanto Associação Cultural com a atuação “O Fado nasceu um dia…”. Este concerto, inseriu-se num conjunto de espetáculos no âmbito da comemoração do Dia do Município, e que decorreram no fim de semana de 4 a 8 de setembro na Rotunda Largo Dr. Couto, na Sra. Castelo e na Biblioteca Municipal de Mangualde. Todo o programa foi adaptado por forma a seguir as recomendações de segurança da Direção Geral de Saúde (DGS).
Com som projetado por todo o centro da cidade, na sexta-feira, dia 4 a alegria e a vivacidade tiveram lugar na Rotunda Largo Dr. Couto com a atuação de Mosca na Sopa, pelas 18h30. Já no sábado, dia 5, os espetáculos decorreram a partir das 17h, na Sra. Castelo, com a atuação da Associação Jovens do Castelo Sunset: DJ “Deepblue”, seguida do concerto do Conservatório de Viseu e da Orquestra POEMa com o “Concerto Música Clássica”, na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 21h30. De 6 a 8 de setembro os espetáculos decorreram, ao ar livre, na Rotunda Largo Dr. Couto. No domingo, dia 6, Mangualde recebeu Paulo Lima com “Music for Movies”, e na segunda-feira, dia 7, o Quarteto de Acordeões.

Na esperança que em 2021 esta comemoração possa retomar a normalidade, deixamos para todos os mangualdenses a mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. Elísio Oliveira:
“ O dia 8 de setembro é o dia do Município, o dia do feriado municipal, o dia em que subimos ao monte para celebrar a Sra. do Castelo. Enquanto tal, este dia, é o ponto de encontro entre os mangualdenses. O ponto de encontro dos mangualdenses entre si e o ponto de encontro entre os mangualdenses e a sua história. É o dia, em que reforçamos a nossa relação com os milénios de história que construíram este grande concelho. É o dia, em que aprofundamos o nosso sentimento de pertença, com tudo o que acumulamos no plano material e no plano imaterial e por isso, é o grande dia que nos une. Que une, aqueles que vivem aqui, mas também os mangualdenses da diáspora que não desistem, que não se demitem de ter Mangualde no seu coração e nesta data de evocação da nossa história, da exaltação do nosso território, os nossos emigrantes estão umbilicalmente ligados aos seus familiares, ao nosso território, e à nossa história.
Neste grande dia, que este ano vivemos num contexto de pandemia, da Covid-19, que nos confinou, e que, de certa forma desconstruiu as nossas relações de afetos e de proximidade, quero deixar uma mensagem de esperança. Mensagem de esperança, de que vamos ultrapassar os constrangimentos da pandemia, da sua dureza, da sua frieza e, dizer-lhes, que vivemos hoje no nosso concelho, um momento de progresso sem precedentes no domínio das atividades económicas, no domínio do desenvolvimento ambiental, da reformulação da nossa organização urbanística, do investimento forte no ensino e na cultura, da resposta aos desenvolvimentos da tecnologia e dos desafios dos tempos modernos.
É com esta senda, com esta visão estratégica, com esta mobilização dos mangualdenses, que deixo uma palavra de esperança de que Mangualde terá um grande futuro, tem um grande presente e tem as bases fundamentais de desenvolvimento, e por isso, neste dia 8 de setembro, exaltamos o nosso território e convocamos o melhor da nossa história.
Com espírito de união e vontade férrea de progresso, de inquebrantável esperança de transformar Mangualde na senda do desenvolvimento, saúdo todos os mangualdenses do território e da diáspora. A todos um grande abraço.”