MANGUALDE ASSINALOU DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

alçimentação1

Quando um menino que não gostava de sopa conhece duas cozinheiras, um ovo estrelado, um nabo e um tomate... tudo pode acontecer!

Mangualde assinalou na passada sexta-feira, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. A Câmara Municipal de Mangualde convidou as crianças do Ensino Pré-Escolar a participar numa atividade alusiva ao tema, realçando a importância de uma alimentação saudável. Quando um menino que não gostava de sopa conhece duas cozinheiras, um ovo estrelado, um nabo e um tomate... tudo pode acontecer! – Este foi o mote do conto apresentado numa manhã muito produtiva e cheia de legumes fresquinhos na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, com as 65 crianças dos Jardins de Infância S. Julião e Centro Escolar da Ana de Castro Osório. Foi apresentado o conto “O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA” de Cidália Fernandes (texto) e Sandra Serra (Ilustração) e foi realizado um peddy papper e apresentados alguns slides sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

Ao desenvolver esta ação, a autarquia associou-se a esta data que visa alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento, promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento e encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.