EDITORIAL Nº 672 – 1/11/2015

SR

Caro leitor

O dia de finados é um dia marcante para muitas famílias, com recordações dos seus entes queridos. Fazemos romaria até ao cemitério, onde muitas vezes só restam as cinzas de quem já amamos e é aqui que se chora a saudade. Muitos com uma fé inabalável enchem os túmulos de flores, alguns nem se lembram de quem lhes deu vida, outros decoram todos os ornamentos porque o vizinho assim fez. Estes vão só pelo ditado “na terra do bom viver, faz como vires fazer”, porque nestes casos não é pouco comum que na vida do seu ente querido e quando este necessitava de apoio, o coração estava duro. E duro continuou. Como disse alguém um dia “enche corações de amor e não túmulos de flores”. Se gostas de alguém diz-lhe em vida irmão, em vida.
A família não é como os amigos que são escolhidos por nós ou descartados se deles não gostarmos. A família é-nos imposta e temos o dever de olhar por ela porque é o mais próximo de nós mesmos que temos. A família é e deve ser a pedra, o esteio, onde se constrói a casa e tudo o que faz parte da vida. É em família que se resolve, que se afinam pormenores que mesmo parecendo insignificantes são grandes remédios para o caminho que a vida tão independentemente nos traça. Numa família bem construída, podem vir tempestades, inveja ou ódio que nada a demove de continuar com uma fé em si inabalável. Porque quem só pratica o bem, vive e continua a viver a dar valor às coisas importantes que é o que damos uns aos outros nesta vida, dando alma a nós mesmos enquanto damos a outros.
Neste período, temos a feira de Todos os Santos, mais conhecida como Feira das Febras. Vamos tornar Mangualde grande e celebrar-nos, recebendo bem os forasteiros como já é apanágio dos mangualdenses. Isto porque Mangualde bem merece e bem precisa. Uma cidade que está bem localizada neste planalto beirão e pode ser um centro de progresso. A localização é o primeiro passo, que facilmente mas com trabalho pode ditar o desenvolvimento local. É preciso tirar vantagem dela e apostar na radicação de empresas, que também querem estar bem localizadas.

Um abraço amigo,