FEIRA DOS SANTOS 2015 – UM SUCESSO

feira 2

feira 5

feira1

feira3

feira4

feira6

feira7

feira8

feira9

feira10

feira11

feira12

feira13

feira14

feira15

feira16

feira17

feira18

feira19

feira20

Na manhã do dia 7 de novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde acolheu a Cerimónia Protocolar de Abertura da Feira dos Santos 2015. A sessão contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e do Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. O edil mangualdense começou por sublinhar a grandeza desta feira, «que é a nossa sala de visitas, representa a história da nossa cultura, património, produtos, turismo e das nossas famílias e do nosso concelho». Referiu ainda que «temos uma mostra do melhor que temos hoje e de todo o potencial para o nosso futuro, é uma mistura do sector primário e do sector industrial». «Já se sente a mistura de sabores e de cheiros… este é um dos momentos mais importantes do ano», rematou João Azevedo.

PEDRO MACHADO SALIENTOU QUE «ESTA FEIRA É UM FATOR DIFERENCIADOR, PORQUE ESTAMOS A OFERECER UM PRODUTO AUTÊNTICO, GENUÍNO»

Por sua vez, Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal, salientou que «esta feira é um fator diferenciador, porque estamos a oferecer um produto autêntico, genuíno».

A Feira dos Santos 2015 realizou-se no passado fim de semana (ontem e anteontem), no centro da cidade de Mangualde, sob o lema «Da Tradição à Modernidade» e contou com o apoio da Caixa Crédito Agrícola, da Associação de Desenvolvimento do Dão e do Turismo do Centro Portugal. Desde há três séculos que Mangualde se notabiliza pela realização da Feira dos Santos, que se tornou um marco a nível nacional, pelas várias ofertas que proporciona aos seus milhares de visitantes desde a gastronomia, através das tradicionais febras, os enchidos, os frutos secos, o artesanato, o vinho, os produtos agrícolas, entre outras. Durante o fim de semana, as várias artérias da cidade serão animadas proporcionando a todos os residentes e visitantes momentos de diversão.

ANIMANGUALDE, MANGUALD´ARTE, II EXPOVINHOS MANGUALDE, SHOWCOOKING “SANTOS DA CASA FAZEM MILAGRES” E AGROMANGUALDE FORAM ALGUNS DOS MOMENTOS ALTOS DESTE CERTAME SECULAR

O certame é ainda uma referência por dinamizar os vários setores de atividade com vários momentos dedicados a cada um deles: Mostra de Freguesias de Mangualde, Mangualde Regional, Manguald´Arte, Feira dos Santos à Mesa, II ExpoVinhos Mangualde, Showcooking “Santos da Casa Fazem Milagres”, AgroMangualde, Mangualde Motor, Mangualde Indústria, Mangualde Transportes, Artes & Ofícios e Animangualde. Quem se deslocou à Feira dos Santos pode ainda visitar o espaço Recordação Fotográfica, conhecer as várias atividades da Força Aérea Portuguesa, participar nos concursos de “Confeção de Bolo dos Santos (doce) e Bola dos Santos (salgada)” e de fotografia “Um Olhar Sobre a Feira dos Santos” e assistir a um concerto de Música Sacra. As várias atividades decorreram em vários pontos da cidade: Largo Dr. Couto, Complexo Paroquial de Mangualde, Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, Largo das Carvalhas, Quinta do Alpoim, Rua 1º de Maio, Rua Dr. José Marques, Av. Conde D. Henrique e Posto de Turismo de Mangualde. O Showcooking “Santos da Casa fazem milagres”, que decorreu no mercado municipal e contou com a presença dos Chefs Hélio Loureiro, Marco Gomes, Ivo Loureiro e Adozinda Gonçalves.

«FEIRA DOS SANTOS À MESA»: PRATOS REGIONAIS E VINHO DÃO VÃO ESTAR NA EMENTA

Paralelamente, Mangualde acolheu mais uma edição da iniciativa «Feira dos Santos à Mesa». A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, insere-se na programação da Feira dos Santos 2015.

Os restaurantes aderentes, assinalados pelo selo «Feira dos Santos à Mesa 2015», apresentaram uma ementa especial com entrada à base de enchidos, rojões à moda de Mangualde acompanhados de vinhos do Dão, com maçã assada e requeijão/queijo da serra com doce de abóbora de sobremesa. O pão regional acompanhou toda a refeição. Restaurante "Aldeão", Hotel Senhora do Castelo, Restaurante "O Valério", Hotel Mira Serra, Restaurante Churrasqueira Pizzaria "Os Galitos", Restaurante "Cantinho dos Petiscos", Restaurante "Chafariz Beirão", Restaurante "Gestur", Restaurante "Kerú", Restaurante "Cruzeiro", "Café-Restaurante Marisqueira São João", Restaurante “Cascata de Pedra”, Restaurante "Rio Dão", Hotel Cruz da Mata foram os locais onde poderam provar estar iguarias.