MANGUALDE PROMOVE CAFÉ-DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Próximo sábado, 21 de novembro, 14h30, no CIDEM

 

O PAÍS ATRAVESSA UM MOMENTO EM QUE OS CRIMES DE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO OS MAIS COMUNS PRATICADOS CONTRA MULHERES

Em prol de uma sociedade mais justa, livre de todos os comportamentos violentos e discriminatórios, a Câmara Municipal de Mangualde assinala, no próximo sábado, 21 de novembro, o Dia Internacional Contra a Violência Doméstica com um café-debate. A iniciativa acontece no CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, pelas 14h30, e conta com a participação da Seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Mangualde (GNR) e de Elza Pais, deputada da Assembleia da República, socióloga e com um percurso profissional académico e político dedicado à promoção da igualdade de género e à prevenção da violência familiar.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro e a Câmara Municipal de Mangualde tem assinalado a data como forma de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. De realçar que em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. Assim, no evento serão debatidas perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, quer pela parte de experientes profissionais que apoiam diretamente estas vítimas, quer pela parte de especialistas sobre a temática.

Recordamos que, segundo a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o fenómeno da violência contra as mulheres abrange vítimas e agressores de todas as condições, estratos sociais e económicos, tal como os seus agressores. De acordo com os dados da Associação, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vitima.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e desde então tem-se celebrado este dia pelo mundo. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

SESSÃO DE DEFESA PESSOAL

‘Porque sabemos o forte que consegues ser’

No mesmo dia, pelas 17h00, no Pavilhão Municipal de Mangualde decorrerá uma sessão de KESYI sobre Defesa Pessoal Feminina. A ação é promovida pelos professores do Centro Bujutsu de Mangualde - Artes Marciais, Pedro Veloso e David Alves, a participação é gratuita, sendo de inscrição obrigatória através do email: ssocial@cmmangualde.pt.