VENCEDORES DA BOLA E BOLO DOS SANTOS RECEBIDOS PELO EDIL MANGUALDENSE

entrega de prémios

Criar um produto de referência, para produção intensiva e comercialização, assumindo-se o mesmo como agente de promoção associado à marca “Mangualde” foi o objetivo do concurso

ENTREGA DE PRÉMIOS DECORREU HOJE DE MANHÃ NA CÂMARA MUNICIPAL

Hoje de manhã, 27 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, recebeu no Salão Nobre da autarquia os vencedores do Concurso do “Bolo dos Santos” (doce) e “Bola dos Santos” (salgado). Na cerimónia foram entregues os prémios e felicitados os participantes por contribuírem para o desenvolvimento económico e turístico do concelho de Mangualde.

As trancinhas de mel de Judite Martins, na categoria individual, o bolo da Pastelaria Princesa do Castelo e a bola da Pastelaria Espiga Dourada, na categoria profissional, foram as iguarias que mais agradaram ao júri. O júri foi composto por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Mafalda Rodrigues, Nutricionista, Adozinda Gonçalves, Chef, e Isaura Amaral, Presidente da Associação Cidade Excelência Turismo de Mangualde.

Na categoria individual, o prémio atribuído ao primeiro classificado foi de 100€, tendo Anabela Couto, 2ª classificada, recebido um cabaz de produtos endógenos e Maria Barboza, 3ª classificada, uma coleção de Livros Municipal. Na categoria profissional, o 1º prémio foi de 300€, tendo ainda os seus autores a oportunidade de ver o seu bolo/bola apresentado no Programa “Somos Portugal” da TVI que esteve em direto da Feira dos Santos, no domingo, 8 de novembro. Na mesma categoria, os 2ºs classificados (bolo e bola) receberam um cabaz de produtos endógenos e os 3ºs uma peça de cerâmica pintada à mão. É de referir que, o 2º e 3º prémios da Bola dos Santos foram atribuídos à Pastelaria Princesa do Castelo. Já no que diz respeito ao Bolo dos Santos, o 2º prémio foi para a Pastelaria Espiga Dourada e o 3º para a Pastelaria Cinderela.

SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS ENDÓGENOS

Qualquer pessoa residente no concelho de Mangualde, a título individual ou profissional, podia concorrer, com o máximo de dois exemplares do bolo e/ou bola desde que os mesmos integrem na sua confeção produtos endógenos de Mangualde e que sejam resultantes de receitas originais. Associada à tradição gastronómica do concelho e da região, este concurso pretendia sensibilizar a população para a importância histórica ou cultural dos produtos endógenos, no contexto do desenvolvimento económico e turístico do concelho de Mangualde; incentivar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade ao nível do aproveitamento daqueles produtos / ingredientes, para a criação original de um bolo e /ou de uma bola; e assim criar um produto de referência, para produção intensiva e comercialização, assumindo-se o mesmo como agente de promoção associado à marca “Mangualde”. A iniciativa integrava-se na programação da Feira dos Santos 2015.