A AMELP em ação

676
No passado dia 2 de abril, sábado, a AMELP- Associação dos Emigrantes Lesados Portugueses foi oficialmente apresentada na sala de festas da Câmara Municipal de Gentilly.
Nesta reunião estiveram presentes os principais membros da associação, o Presidente Sr. Luís Marques que se deslocou de Portugal, onde reside, a vice presidente Helena Batista, residente em Paris. Estiveram também presentes os advogados que se deslocaram a Paris, mais uma vez, Nuno da Silva Vieira do Gabinete Vieira & Associados, Advogados Maria do Carmo Pereira e António Pereira de Almeida do Gabinete Pereira de Almeida & Associados. Por motivos de saúde o advogado Miguel Reis do Gabinete M.R.A. chegou quase no final da reunião.
O Sr. Conselheiro da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, fez questão de estar presente mais uma vez como apoiante desta incessante luta dos lesados do BES/Novo Banco.
Nesta reunião onde estiveram presentes mais de 300 emigrantes lesados e onde frase de ordem foi “nunca desistir” ficaram agendadas novas reuniões e marcadas as datas para as duas próximas manifestações. A 1ª já para o dia 14 de maio e, a 2ª para o dia 10 de junho, data importante para todos os portugueses, mesmo os emigrados e em que o Presidente da República se desloca a Paris para comemorar o Dia de Portugal.
Como reuniões agendadas  e neste momento já realizadas foram:
No dia 9 de abril, sábado, em Paris, reunião com o Sr. Paulo Pisco e o coordenador da secção do PS, Sr. Aurélio Pinto, onde foi feito o ponto de situação de todo o processo.
No dia 11 de abril, segunda-feira, em Lisboa reunião com a CMVM e o grupo parlamentar do BE.
No dia 14, quinta-feira, também em Lisboa, reunião com a Presidência da República e o grupo parlamentar do Partido Socialista.
Segundo a Vice-presidente da AMELP, Helena Batista, “Congratulamo-nos com a abertura da parte das várias entidades para negociações, mas aguardamos dados concretos”. Insistiu ainda que os emigrantes não têm nada a negociar com o BES uma vez que as suas contas estão no Novo Banco. A mesma afirmou ainda, “estamos abertos a negociações por parte do Governo e fazemos um apelo ao Governo, ao senhor Presidente da República e ao Banco de Portugal para que revejam a nossa situação”, já que este caso é “muito político”.
A imprensa, até há bem pouco tempo, ignorou a luta dos emigrantes falando apenas nos lesados do Papel Comercial mas hoje o silêncio acabou. Todos somos portugueses, todos fomos lesados, por isso, queremos o mesmo tratamento: A devolução daquilo que nos pertence! O slogan de todos os que estão em stand-by já há dois anos, neste processo politico-financeiro, continua a ser : “ Desistir nunca! “
A AMELP apela a todos os lesados para se inscreverem na associação porque “juntos venceremos”!
Durante uma recente curta estadia em Portugal tive a oportunidade de ouvir de várias pessoas que os emigrantes foram gananciosos quando subscreveram os produtos que hoje estão em causa. A estas pessoas mal informadas aconselho que não falem sobre assuntos que não conhecem e que respeitem a dor daqueles que foram enganados. Hoje são uns, amanhã serão outros ! Tal como disse um dia Fernando Pessoa, “O povo nunca é humanitário. O que há de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses e a exclusão cuidadosa praticada sempre que possível dos interesses alheios”! Depois de tantos anos ainda assim continua a ser!