EDITORIAL Nº 685 – 15/05/2016

SR
Caro leitor,
Porque nem só de pão vive o homem, embarquei pela primeira vez num passeio de excursão organizado por um padre, neste caso o conhecido padre João Zuzarte.
Posso aqui afirmar que é para repetir. Foram uns dias maravilhosos, repletos de momentos a relembrar, em muito devidos à boa disposição e acolhimento de todos os participantes.
Saímos de Mangualde pela madrugada e depois de algumas paragens de rotina chegamos ao Santuário de Covadonga. Trata-se de um Santuário lindíssimo, sito no meio de duas grandes colinas. Recomenda-se.
À frente da Nossa Senhora de Covadonga, e sendo o mês dedicado a Maria, o Padre João brindou-nos com a recitação do terço. Feitas as meritórias orações, dali partimos para o topo da serra Os Picos da Europa a 1150 metros de altitude, onde uma bela paisagem nos aguardava.
O Parque Nacional dos Picos da Europa é o mais antigo de Espanha e trata-se do segundo de maior tamanho com 68.000km2. Daqui pudemos ainda avistar o Mar Cantábrico, uma vez que o tempo o permitiu, encontrando-se a 18 quilómetros em linha reta.
De seguida, rumamos a Santander com paragem nalgumas catedrais e visitamos também parte da praia do Mar Cantábrico onde se avistavam focas e golfinhos marinhos mantidos em cativeiro. Encontra-se ainda disponível um comboio turístico que nos permitiu conhecer melhor a zona. Um ponto de interesse é a parte de maior altitude da encosta, onde em tempos remotos os presos eram lançados para o mar. Neste fim, podemos compará-lo em tudo ao forte de Peniche.
São novas experiências como esta que merecem ser exploradas e relembradas. É sempre construtivo sair do nosso espaço e dia-a-dia para conhecer outros diferentes.

Um abraço amigo,