«FEIRA DAS TRADIÇÕES E DOS PRODUTOS DA TERRA»

IMG_4801

IMG_4816
RECRIAÇÃO DO MANGUALDE ANTIGO 1930, 1940 E 1950
MANGUALDE APRESENTA PRIMEIRA EDIÇÃO:

VENDEDORAS DA PRAÇA, TABERNAS, RETROSARIA, RANCHOS FOLCLÓRICOS, BANDAS FILARMÓNICAS, BAILE POPULAR, FOTÓGRAFO À LA MINUTE, DOÇARIA, MEDICINA POPULAR, ARDINAS, ALFAIATARIA, JOGOS TRADICIONAIS, TEATRO, ENTRE OUTROS...

21 E 22 DE MAIO | CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Mangualde apresentou nos dias 21 e 22 de maio, entre as 10h00 e as 20h00, no centro da cidade, a 1ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra». Este evento recriou, no Largo Dr. Couto e no Largo do Rossio, o Mangualde antigo dos anos de 1930, 1940 e 1950. Foram vários os momentos e atividades a assinalar: baile popular, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, carrocel tradicional, tabernas, ourivesaria, vendedoras de praça, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, ardinas, alfaiataria, produtos regionais, jogos tradicionais, teatro, simulacro dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, bordados, lanifícios, dentista/barbearia, drogaria, sapateiros, olaria e cerâmica, antiguidades, pintores, etc.

A «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra» foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde e da COAPE. Na abertura do evento realizou-se uma Conferência subordinada ao tema «Quotidianos Rurais: alguns aspetos (1850-1950)», apresentada pela Professora Doutora Irene Maria de Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas, especialista em História Contemporânea e da Vida Privada em Portugal, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 21 de maio, pelas 11h00, no auditório da Câmara Municipal de Mangualde.

1ª EDIÇÃO DO «FESTIVAL DO BORREGO» E «FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DO CABRITO» INSEREM-SE NA PROGRAMAÇÃO
No dia 21 de maio, a partir das 20h00, teve lugar a primeira edição do «Festival do Borrego», organizado pela COAPE, no Mercado Municipal de Mangualde. As entradas sforam limitadas e tinham um custo de 15 €/pessoa. Com este evento pretendeu-se valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra.
E nos dias 21 e 22 de maio realizou-se também o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes: “A Tasquinha”, “Cantinho dos Petiscos”, “Cascata de Pedra”, Churrasqueira Pizzaria “Os Galitos”, “Gestur”, Hotel Cruz da Mata, Hotel Sr.ª do Castelo, Hotel Rural Mira Serra e “O Valério”.