GINASTAS DE MANGUALDE VÃO PARTICIPAR NO EUROGYM 2016 QUE TEM LUGAR DE 18 A 24 DE JULHO NA REPÚBLICA CHECA

O Agrupamento de Escolas de Mangualde conta com uma Grupo de Ginástica que tem vindo a dar mostras do seu valor e, muito graças ao trabalho da professora Paula Cunha e dos ginastas que compõem o Grupo, estão a levar o nome de Mangualde além fronteira.
O Grupo de Ginástica das Escolas de Mangualde iniciou há 22 anos quando a professora Paula Cunha veio dar aulas de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Mangualde.
O gosto pela Ginástica, aliado ao bichinho que trazia de Lisboa, onde já dinamizara esta modalidade, levou a que procurasse criar um grupo quando chegou a Mangualde. O que foi prontamente aceite, mantendo-se assim o Grupo de Ginástica ativo há já 22 anos.
Desde que pertença ao Agrupamento de Escolas de Mangualde qualquer pessoa pode integrar o Grupo de Ginástica. Também poderá fazê-lo se for de uma escola do distrito de Viseu desde que se celebre um protocolo entre escolas.
Pertencer ao Grupo de Ginástica, obriga a uma certa responsabilidade, nomeadamente na regularidade de participação nos treinos, o que implica um certo esforço por parte dos alunos e encarregados de educação. Refere-nos a professora Paula que é impensável um praticante de Ginástica treinar uma vez por semana. Pelo menos 2 treinos por semana são necessários mas, no caso da classe representativa, o ideal é serem 3. É algo que a responsável pelo grupo pede aos encarregados de educação e aos alunos “quando assumem uma modalidade, seja qual for, devem assumi-la de forma regular do início ao fim”.
Atualmente o grupo de Ginástica de Mangualde tem 104 elementos divididos em quatro grupos. Dois do 1º ciclo, os Girassóis e as Violetas, 1 grupo de iniciação e a classe representativa. De salientar, que todos estes alunos estão sob a orientação da professora Paula Cunha. Por vezes, para as aulas dos mais novos tem o apoio de ginastas da classe representativa. Como nos refere ainda, para conseguir dar aulas de Educação Física e Ginástica, conta ainda com o apoio da Escola, que lhe possibilita horários que permitem conciliar tudo.
O grupo de Ginástica começou por ser um Grupo do Desporto Escolar tendo sempre atuado nas competições escolares. Após a participação em Coimbra no evento Portugal Gym a classe representativa de Ginástica das Escolas de Mangualde passou a Grupo federado participando na disciplina de Ginástica para Todos (G.P.T.) onde não há competição, mas sim uma avaliação com atribuição de menções. Estas provas de G.P.T. têm uma grande vertente social onde se salienta o convívio entre ginastas de todo o país e Europa. As atuações são para um grande público, porque quase sempre são efetuadas ao ar livre o que é extremamente motivador, como salienta a professora Paula.
Este ano correu muito bem ao grupo de Ginástica de Mangualde. No Desporto Escolar foram campeões Distritais e Regionais em Ginástica Artística e Ginástica Acrobática-par misto, conseguindo nos Campeonatos Nacionais o 2º lugar de Ginástica Artística masculina e o 3º lugar de Ginástica Artística feminina e Ginástica Acrobática-par misto. Também nas provas federadas alcançaram uma brilhante Menção Prata.
As saídas do grupo são já bastantes e este ano, segundo um relatório da prof. Paula Cunha, são já 30 as participações. Para culminar o ano em grande, há a participação no Eurogym2016 que tem lugar na República Checa de 18 a 24 de julho.
Todas estas saídas e participações, bem como a atividade regular em si, tem custos para o grupo. Uma vez que não têm patrocinador, é mais difícil fazer frente às despesas, mas a união e o trabalho de todos tem ajudado. O transporte quase sempre é assegurado pela Câmara Municipal, que se tem mostrado uma ajuda fundamental, ou suportado pela escola no âmbito do Desporto Escolar. Ainda a nível de orçamento, as verbas conseguidas provêm do trabalho do grupo que realiza várias atividades e marca presença em vários eventos, como por exemplo, na Feira dos Santos. Este ano, também, aquando da realização do IV Mangualde Gym o bar foi dinamizado pelas Encarregados de Educação e o lucro daí resultante reverteu a favor do seu orçamento. As participações realizadas no estrangeiro que requerem um orçamento maior têm contado com a angariação de fundos através de um PPL crowdfunding aliado à participação dos encarregados de educação e apoio de empresas.
A terminar a conversa que manteve connosco a professora Paula Cunha, deixa um agradecimento muito especial à Escola e à Câmara Municipal de Mangualde que têm dado um apoio incondicional, bem como, a todos os encarregados de educação.
Falámos ainda com duas alunas que este ano deixam o Grupo de Ginástica uma vez que vão ingressar no ensino superior.
A Diana e a Maria Francisca, pertencem ao Grupo de Ginástica desde que iniciaram o 5º ano de escolaridade e como referem, sempre foi fácil conciliar a escola com a ginástica. As coisas apenas se mostraram um pouco mais difíceis neste último ano. São unânimes ao referir que seria essencial um pouco mais de liberdade por parte da escola, porque por vezes os professores ficam algo renitentes à participação das alunas nas provas de Ginástica.
Ambas referem a Ginástica como algo fundamental, tendo um papel bastante importante nas suas vidas. A Mª Francisca refere mesmo “posso dizer com certeza que as melhores amizades que levo do secundário foram no grupo de Ginástica”.
O ingresso no ensino superior torna-se um fator de rutura com o grupo, apenas e só, devido à distância que por vezes passa a existir e não permite a presença nos treinos, porque, se houver possibilidade de poderem conciliar, é possível um aluno que já esteja a exercer uma atividade profissional ou a frequentar o ensino superior, continuar a pertencer ao grupo federado. Aliás, o que se verifica com alguns casos.
Para estas alunas ter que deixar o grupo é algo muito complicado, que vem alterar as suas rotinas por completo. Deixam o apelo a outros jovens que queiram integrar o grupo que o façam, porque a Ginástica é algo muito completo, não só a nível físico, mas, porque ali irão ganhar uma segunda família onde aprenderão muita coisa.
Estas duas jovens terminam referindo “foi a melhor coisa que tivemos durante os anos de escola” e por isso, agradecem de forma sentida à professora Paula Cunha por todo o trabalho e desejam que o grupo possa continuar sempre e cada vez melhor.