VILA MENDO DE TAVARES INAUGUROU FORNO COMUNITÁRIO E MONUMENTO DE HOMENAGEM AO PASTOR

Na tarde do passado dia 10 teve lugar na localidade de Vila Mendo de Tavares a inauguração do Fornos Comunitário e do Monumento de Homenagem ao Pastor.
O evento teve início com a bênção do novo forno pelo Revº Pe. Cunha. De seguida e no uso da palavra Eduardo Albuquerque, Presidente da Junta da Freguesia de Abrunhosa a Velha, agradeceu a presença de todos, bem como, a todos quantos contribuíram para que obra fosse possível.
A ideia da construção do Forno Comunitário na localidade de Vila Mendo de Tavares partiu como referiu Eduardo Albuquerque duma conversa entre ele e o padeiro Américo, que tem estado sempre presente no Encontro Gastronómico que se vem a realizar em Abrunhosa a Velha, indo realizar-se este ano a sua terceira edição no próximo dia 13 de agosto.
Américo referiu ao presidente da junta a necessidade de um forno comunitário na localidade de Vila Mendo de Tavares e esse pedido não caiu em “saco roto”. Surgiu um espaço onde se encontrava uma casa velha e degradada que, após vários contatos permitiu chegar a acordo com os herdeiros e hoje Vila Mendo tem um bonito e funcional Forno Comunitário ao seu dispor.
Eduardo Albuquerque deixou o apelo para que este novo espaço seja usado pela população e não aconteça como o de Abrunhosa a Velha que apenas é usado uma vez por ano aquando do evento gastronómico.
A par da inauguração do forno comunitário, foi também inaugurado o monumento de homenagem ao pastor. É um momento pensado há já bastante tempo, que pretende homenagear todos os pastores da freguesia e embeleza um bonito espaço criado na aldeia de Vila Mendo de Tavares.
Seguidamente também o Presidente da Câmara, João Azevedo, usou da palavra cumprimentando todos os presentes e mostrando a sua satisfação por estar numa Freguesia que tem acompanhado o desenvolvimento, promovendo não só o investimento a nível do território, mas também na área do lazer o do turismo. Como exemplo referiu aquele que é já um grande evento da freguesia, o Encontro Gastronómico de Cozinheiros Amadores. Este ano haverá ainda mais um evento marcante, um casamento de motardes. Também o hotel, as águas medicinais, o incentivo aos pastores para aproveito do novo momento de produção de leite e derivados é fundamental para o enriquecimento e crescimento de Abrunhosa a Velha.
Após as intervenções e a inauguração dos novos espaços teve lugar um lanche convívio confecionado também ali no novo Forno Comunitário.