CONSULTÓRIO

dr. raul
ENCONTROU UM NÓDULO NO SEU SEIO? NADA DE PÂNICO!
Encontrar um nódulo (bola) no seio é, a maior parte das vezes, uma situação benigna. Mas não se deixe ficar descansada e, se tal acontecer, deve falar imediatamente com o seu médico, a fim de não deixar passar ao lado dum cancro da mama.
Muitas vezes, as simples características desse nódulo permitem, de um modo geral, identificar a sua origem.
Um nódulo na mama: pode ser um adenofibroma?
O adenofibroma é um conglomerado de tecido glandular e de tecido fibroso. É frequente nas mulheres jovens, desde a puberdade até à idade dos trinta anos, e manifesta-se sob a forma de uma bola que pode ter um tamanho que varia entre um a cinco centímetros. É uma bola lisa, regular e de consistência elástica. É móvel e desliza debaixo dos dedos. Pode ser única, múltipla e pode tornar-se dolorosa.
Este nódulo no seio tem tendência a aumentar com as variações hormonais, na altura do período menstrual, com a tomada da pílula ou durante uma gravidez.
O diagnóstico de adenofibroma é confirmado por ecografia ou uma mamografia.
Nas mulheres jovens preconiza-se vigilância. Em caso de alteração estética, ou por provocar dor, deve proceder-se à sua ablação. No caso das mulheres com mais idade (acima dos 35 anos de idade) a ablação é mais frequente porque um adenofibroma pode esconder um pequeno tumor maligno.
E se for um quisto?
Único ou múltiplo (seio poliquístico), o quisto é devido a uma dilatação dum canal galactóforo (que conduz o leite). É frequente nas mulheres de 40 anos de idade até à menopausa (na ausência de um tratamento hormonal substitutivo).
O tamanho dum quisto é variável, indo de alguns milímetros a alguns centímetros e varia em função do ciclo hormonal. É uma bola bem limitada, móvel à palpação (rola debaixo dos dedos). Por vezes é dolorosa e tem a característica de poder aparecer de forma inesperada.
A presença de um quisto não necessita de intervenção cirúrgica, a maior parte das vezes. Em caso de incómodo ou de dor pode prescrever-se um tratamento hormonal ou, então, esvaziar o quisto do seu conteúdo por meio de uma punção. Em todos os casos impõe-se, sempre, uma vigilância atenta.
E se for um lipoma?
O lipoma corresponde a uma massa de tecido adiposo (gordura). Esta massa é, tal como as outras acima, de contorno regular e liso, é móvel, deformando-se com facilidade sob a pressão dos dedos. O lipoma não necessita de intervenção.
E se for um cancro?
No caso de se tratar dum cancro, as características, habitualmente, são muito diferentes: a bola é dura, os contornos são irregulares e não é móvel porque adere aos tecidos.
Por vezes a bola modifica a forma do seio.
É sempre aconselhável (leia-se obrigatório!) consultar o médico assistente, ou recorrer ao ginecologista.
Em conclusão, um nódulo na mama é, a maior parte das vezes, uma situação benigna e não necessita mais do que vigilância regular. Em contrapartida, pode tratar-se de um cancro da mama. Daí o ser importante, sempre, consultar o seu médico a fim de identificar, claramente, a origem.
Fontes: American cancer society, Mayo Foundation for Medical Education, Isabelle Eustache.
E-mail: amaralmarques@gmail.com