CONSULTÓRIO

dr. raul
FADIGA INVERNAL:
7 GESTOS ESSENCIAIS PARA A EVITAR
Com a entrada da estação fria é natural sentir-se uma fadiga que se vai acentuando semana após semana. É a dificuldade ao levantar da cama, ou em se concentrar no trabalho, a sensação de que se está doente com alteração do humor. É a chamada fadiga invernal!
O que fazer para a contrariar?
Conservar uma alimentação equilibrada
Os frutos e os legumes, próprios desta época, permitem fazer o pleno em vitaminas: laranjas, clementinas, maçãs, peras, kiwis. As sopas, que reconfortam e aquecem, fornecem ao organismo fibras e água para a manutenção de uma boa hidratação.
Atenção: o álcool e as refeições ricas em calorias podem dar a sensação de calor, mas em nada ajudam na luta contra o frio!
Mantenha o seu ritmo de vida
Para ter um sono recuperador é importante ter horários regulares de deitar e de levantar. Mesmo durante o fim-de-semana evite ficar na cama durante a manhã: as horas de levantar e de deitar não devem variar mais do que uma hora em relação às da semana de trabalho, pois corre-se o risco de alterar o relógio biológico.
Além disso convém evitar as refeições muito copiosas e fontes de luz intensas antes de ir para a cama. Com efeito, a falta de luminosidade durante os dias sombrios não permite ao organismo fazer a diferença franca entre o dia e a noite, donde as dificuldades em adormecer.
É preciso mexer
Evite ficar quieto, enrolado numa manta no sofá, a ver televisão, ou a gozar do calor da lareira, pensando que está a economizar energia.
É importante que mantenha uma actividade física regular por variadas razões. Em primeiro lugar para que o organismo continue a produzir as endorfinas, como a dopamina. Além disso, o exercício físico estimula as defesas imunitárias e a resistência do organismo às variações da temperatura exterior. Sem esquecer a acção benéfica do sono.
Sair sempre que aparecer o sol
Numa perspectiva de lutar contra a fadiga, a exposição à luz solar é tão importante para o organismo como para a moral. A luz do sol ajuda a sincronizar o ritmo biológico. Uma exposição matinal ao sol favorece a secreção, para o fim do dia, da hormona do adormecimento, a melatonina. A serotonina, responsável pela regulação do humor, é estimulada pela exposição ao sol.
A exposição diária, durante 10 minutos, dos braços e pernas ao sol é suficiente para que o organismo possa sintetizar a quantidade necessária de vitamina D, importantíssima no crescimento e na mineralização dos ossos.
Prepare a casa para o Inverno
Com o Inverno, passa-se mais tempo em casa que durante o Verão. Então, para evitar que os micróbios e outros tóxicos invadam o interior, torna-se importante arejar a casa todos os dias, pelo menos durante 10 minutos.
Também é importante não aquecer em demasia os quartos. Acima dos 19 ºC o tempo para adormecer pode prolongar-se e o ar pode ficar mais seco, o que leva a secura das mucosas do nariz, da garganta, dos olhos e, também, da pele.
Lute contra as doenças de Inverno
Nada mais fatigante que uma gripe a meio do Inverno, que nos leva à cama e “amolece” o corpo durante algumas semanas. Para além da vacinação contra a gripe, a pneumonia e outras infecções respiratórias, a maior exigência em medidas de higiene e prevenção é muito importante, como o lavar as mãos com regularidade e de forma correcta. As mãos constituem um meio de transmissão não só de vírus respiratórios mas também dos da gastroenterite.
Pare de fumar
Todas as ocasiões são boas para parar de fumar! O Inverno particularmente, para não ter que sair ao frio e à chuva para fumar um cigarro e correr o risco de uma constipação. Além do mais, o tabaco é um irritante das vias respiratórias capaz de agravar algumas doenças e atrasar a sua cura, em particular as bronquites.
Se, no fim disto tudo, a fadiga persiste ou se agrava chegou a altura de consultar um médico para procurar outras causas para essa fadiga!

Fonte de informação: La santé pour tous.
E-mail: amaralmarques@gmail.com