CONSULTÓRIO

dr. raul
COMO SE MANTER EM FORMA DEPOIS DOS SESSENTA ANOS DE IDADE? - DORMIR, COMER E MEXER É A SOLUÇÃO!

O marco dos sessenta constitui a passagem para uma nova fase da vida: mais tempo livre, menos stress, mas, também, um corpo que pede para ser mais bem tratado.

O sono
Um bom sono é capital para a manutenção de uma boa qualidade de vida e terá sempre uma boa influência sobre o funcionamento do corpo. O ruído, a temperatura e a luz interferem tanto no sono dos adultos, como no das crianças.
As pessoas mais maduras de idade têm sono mais cedo e acordam, também, mais cedo.
Para dormir bem é preciso adoptar um ritmo de vida às novas necessidades; em contrapartida, durante o dia, devem manter-se ou reforçarem-se as actividades sociais, assim como sair à rua evitando ficar em casa todo o dia: a luz do dia tem uma importância muito importante sobre o nosso relógio biológico.

A alimentação
Com a idade, o metabolismo tem tendência a tornar-se mais lento e o apetite a diminuir. As pessoas mais idosas têm menos apetite e, tanto o gosto como o odor tornam-se menos apurados. Por isso, é importante que a alimentação se mantenha equilibrada, variada e de qualidade.
Os mais idosos têm, por exemplo, uma grande necessidade de proteínas. Estas, permitem construir os músculos e contribuem para a luta contra as infecções. Elas encontram-se na carne das aves, nos peixes, nos ovos, nos produtos leiteiros, mas também nas nozes e nas leguminosas, em particular na soja.
No que respeita às matérias gordas é preferível escolher as de origem vegetal. Ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares.
Os produtos à base de cereais completos oferecem glúcidos variados; estes tornam-se particularmente importantes nas pessoas de mais idade, porque ajudam a prevenir a obstipação ou prisão de ventre graças ao seu importante conteúdo em fibras, mas também porque são ricos em vitaminas e sais minerais.
A vitamina D é, também, um elemento essencial, porque ajuda na assimilação do cálcio, elemento importantíssimo para a prevenção da osteoporose. Encontra-se nos peixes gordos, mas pode também ser fabricada pelo próprio corpo se houver uma exposição suficiente à luz solar: daí a importância em ter actividades fora de casa.

A actividade física
Ficar activo e movimentar-se suficientemente é, talvez ainda, o método mais eficaz contra o envelhecimento. Utilizando os músculos, salvaguarda-se o bom desempenho das articulações e a solidez dos ossos. O movimento estimula o apetite, a digestão e diminui o “stress”. Graças à actividade desportiva a pessoa fica e sente-se melhor.
A actividade física é essencial para o coração e para prevenir as doenças cardiovasculares. É igualmente benéfica para o cérebro e participa na prevenção da doença de Alzheimer. A prática desportiva está recomendada na luta contra o cancro, nomeadamente na prevenção dos cancros do seio e do cólon.
Com efeito, para os seniores, fazer desporto é muito importante; mas é preciso fazê-lo com as devidas cautelas: um bom aquecimento prévio e dosear a intensidade do esforço. Durante o exercício deve prestar particular atenção à respiração e manter uma boa técnica. O esforço é importante, mas não se deve exagerar. Não aceite a dor como uma parte normal do desporto.
Talvez não seja má ideia começar por aconselhar-se junto do seu médico antes de iniciar qualquer actividade desportiva.
Em qualquer caso, uma prática ligeira e regular é sempre bem melhor que a prática de exercícios intensos, mas esporádicos.

E-mail: amaralmarques@gmail.com