Arquivo diário: 25 de Novembro de 2015

NOVA NOTA DE 20 EUROS ENTROU HOJE EM CIRCULAÇÃO

ng3983211

João Amaral Tomaz, administrador do Banco de Portugal (BdP), apresentou ontem a nova nota de 20 euros, que vai entrar em circulação esta quarta-feira.

A nova nota inclui um elemento de segurança inovador, destaca o BdP: uma “janela com retrato” no holograma. Ou seja, quando se observa a nota contra a luz, a janela torna-se transparente e revela um retrato de Europa, uma figura mitológica grega, que é visível na frente e no verso da nota.

A nova nota de 20, tal como já acontece com as de 5 e de 10, inclui ainda um “número esmeralda” e um retrato de Europa na marca de água.É a terceira nota da série “Europa” e a segunda série de notas de euro, que está a substituir gradualmente a série inicial, introduzida em 2002.

De entre as denominações das notas de euro, €20 é uma das mais utilizadas na área do euro e a mais utilizada em Portugal. Foram produzidas cerca de 4,3 mil milhões de novas notas de 20 euros, distribuídas por diversos países da zona euro.

João Amaral Tomaz frisou que “os portugueses não terão de trocar quaisquer notas”, já que a nota actual continuará em circulação e pode continuar a ser utilizada, não havendo ninguém mandatado, nem nome do BdP, nem de qualquer instituição bancária, para recolher as notas actuais. Se alguém pretender trocar notas da primeira série pelas da nova, sublinhou, deverá dirigir-se ao balcão de um banco ou a uma tesouraria do Banco de Portugal.

"in económico"

NOVO GOVERNO

Sai Passos, entra Costa: 27 dias separam duas tomadas de posse

Governo da coligação PaF foi o mais curto de sempre. Cavaco dá posse a António Costa amanhã.

Sai Passos, entra Costa:  27 dias separam duas tomadas de posse

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai na quinta-feira fazer história, ao dar posse a um novo Governo apenas 27 dias depois de ter nomeado o Executivo de Pedro Passos Coelho.

O XX Governo, liderado pela coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) foi o mais curto de sempre. Passos Coelho tomou posse a 30 de Outubro e o seu executivo foi chumbado pelos deputados, com a aprovação de uma moção de rejeição apresentada pelo PS, a 10 de Novembro. Duas semanas depois, Cavaco Silva "indica" António Costa para primeiro-ministro. Amanhã o novo Governo que nasceu dos acordos do PS com os partidos de esquerda toma posse no Palácio da Ajuda.

Entre a tomada de posse de Passos e a de Costa passaram 27 dias. Só em 1975 o País teve um Governo tão curto: o V Governo provisório, liderado por Vasco Gonçalves, durou pouco mais de um mês, entre 8 de Agosto e 19 de Setembro. O Governo constitucional mais curto de sempre foi o de Nobre da Costa, em 1978, que durou menos de três meses.

Nobre da Costa também viu pela primeira vez ser aprovada uma moção de rejeição. O chumbo ao governo de Passos também fez história por ter sido a segunda vez que uma moção de rejeição foi aprovada.

O Governo de António Costa, que toma posse amanhã às 16h, conta com 17 ministros e 41 secretários de Estado. São, ao todo, incluindo o primeiro-ministro, 59 governantes. Mais seis que o Governo Passos-Portas II.

"in Económico"