Arquivo diário: 27 de Novembro de 2015

GNR

Operação “Via Segura” –  5 detidos por entrada ilegal no país

A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre os dias 23 e 26 de novembro, as ações de controlo e de fiscalização nos comboios internacionais e nas estações ferroviárias, com o objetivo de identificar situações de entrada ilegal de pessoas em território nacional.

Os militares da GNR envolvidos nesta operação, de diversas valências operacionais, a exemplo da investigação criminal, da ordem pública e da cinotécnica, incidiram a sua atuação no interior dos comboios internacionais Sud Expresso e Lusitânia Comboio Hotel, bem como nas principais estações ferroviárias.

Em resultado das ações realizadas ao longo da operação foram detidas cinco pessoas, por entrada ilegal em território nacional.

Ao longo dos últimos tempos a GNR tem reforçado as medidas de vigilância e de controlo nas principais vias de acesso rodoviárias e ferroviárias no território nacional.

‘PONTOS E ENCONTROS’ INSPIRAM ESTE NATAL

Até 2 de dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

A VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE, Mª JOSÉ COELHO, MARCOU PRESENÇA NA INAGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Até ao próximo dia 2 de dezembro, é possível ver os trabalhos elaborados pelos munícipes com 65 anos ou mais, no âmbito do atelier de trabalhos manuais ‘Pontos e Encontros’. A exposição está patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde e é de entrada livre. Na inauguração, que se realizou na passada quarta-feira, 25 de novembro, marcou presença a Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho. A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal e é uma iniciativa promovida pela autarquia mangualdense.

AUTARQUIA CONTINUA A PROMOVER O ENVELHECIMENTO ATIVO

O atelier de trabalhos manuais ‘Pontos e Encontros’ funciona semanalmente na Biblioteca Municipal e tem como objetivo ocupar os tempos livres de seniores com 65 ou mais anos, promovendo a vitalidade e o potencial de cada um, contribuindo para um envelhecimento ativo. Todas os interessados em participar neste atelier podem inscrever-se no Gabinete de Ação Social da autarquia, pelo telf. 232 619 880 ou pelo e-mail margarida.chaves@cmmangualde.pt.

VENCEDORES DA BOLA E BOLO DOS SANTOS RECEBIDOS PELO EDIL MANGUALDENSE

entrega de prémios

Criar um produto de referência, para produção intensiva e comercialização, assumindo-se o mesmo como agente de promoção associado à marca “Mangualde” foi o objetivo do concurso

ENTREGA DE PRÉMIOS DECORREU HOJE DE MANHÃ NA CÂMARA MUNICIPAL

Hoje de manhã, 27 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, recebeu no Salão Nobre da autarquia os vencedores do Concurso do “Bolo dos Santos” (doce) e “Bola dos Santos” (salgado). Na cerimónia foram entregues os prémios e felicitados os participantes por contribuírem para o desenvolvimento económico e turístico do concelho de Mangualde.

As trancinhas de mel de Judite Martins, na categoria individual, o bolo da Pastelaria Princesa do Castelo e a bola da Pastelaria Espiga Dourada, na categoria profissional, foram as iguarias que mais agradaram ao júri. O júri foi composto por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Mafalda Rodrigues, Nutricionista, Adozinda Gonçalves, Chef, e Isaura Amaral, Presidente da Associação Cidade Excelência Turismo de Mangualde.

Na categoria individual, o prémio atribuído ao primeiro classificado foi de 100€, tendo Anabela Couto, 2ª classificada, recebido um cabaz de produtos endógenos e Maria Barboza, 3ª classificada, uma coleção de Livros Municipal. Na categoria profissional, o 1º prémio foi de 300€, tendo ainda os seus autores a oportunidade de ver o seu bolo/bola apresentado no Programa “Somos Portugal” da TVI que esteve em direto da Feira dos Santos, no domingo, 8 de novembro. Na mesma categoria, os 2ºs classificados (bolo e bola) receberam um cabaz de produtos endógenos e os 3ºs uma peça de cerâmica pintada à mão. É de referir que, o 2º e 3º prémios da Bola dos Santos foram atribuídos à Pastelaria Princesa do Castelo. Já no que diz respeito ao Bolo dos Santos, o 2º prémio foi para a Pastelaria Espiga Dourada e o 3º para a Pastelaria Cinderela.

SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS ENDÓGENOS

Qualquer pessoa residente no concelho de Mangualde, a título individual ou profissional, podia concorrer, com o máximo de dois exemplares do bolo e/ou bola desde que os mesmos integrem na sua confeção produtos endógenos de Mangualde e que sejam resultantes de receitas originais. Associada à tradição gastronómica do concelho e da região, este concurso pretendia sensibilizar a população para a importância histórica ou cultural dos produtos endógenos, no contexto do desenvolvimento económico e turístico do concelho de Mangualde; incentivar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade ao nível do aproveitamento daqueles produtos / ingredientes, para a criação original de um bolo e /ou de uma bola; e assim criar um produto de referência, para produção intensiva e comercialização, assumindo-se o mesmo como agente de promoção associado à marca “Mangualde”. A iniciativa integrava-se na programação da Feira dos Santos 2015.

GNR

DETENÇÃO POR CAÇA

O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Mangualde, no dia 26 de novembro de 2015, em Nelas, procedeu à detenção em flagrante delito, de um indivíduo de 43 anos de idade, residente naquele concelho, por crime de caça com meio e por processos proibidos.

O mesmo utilizava laços construídos com cabo de aço e uma lança como arma.

Foram apreendidos 20 cabos de aço e uma lança.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Nelas.