Arquivo diário: 16 de Dezembro de 2015

MANGUALDE: SERVIÇOS DE PROTEÇÃO CIVIL VÃO TER NOVOS EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO

CIM Viseu Dão Lafões vai ceder equipamentos

NA ASSINATURA DO PROTOCOLO ESTEVE O EDIL MANGUALDENSE, JOÃO AZEVEDO

A Câmara Municipal de Mangualde assinou ontem um protocolo com vista à cedência de equipamentos de comunicação aos serviços municipais de proteção civil do município por parte da CIM Viseu Dão Lafões. A cerimónia decorreu no Auditório Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, e contou com a presença do Presidente da autarquia mangualdense, João Azevedo, do Presidente do Conselho Intermunicipal, José Morgado Ribeiro e do Presidente dos Bombeiros de Mangualde, João Soares.

Desta forma, os serviços municipais de proteção civil mangualdenses passam a estar equipados com rádios que irão integrar o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP).

Devido ao caráter prioritário e urgente do apetrechamento operacional dos serviços municipais de proteção civil e dos corpos de bombeiros da região, a CIM Viseu Dão Lafões apresentou uma candidatura ao POVT, no âmbito da “Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos – Ações Materiais”, com o objetivo de colmatar lacunas e deficiências na cobertura da rede de comunicações, alerta, monitorização e localização, ao nível regional e sub-regional, adquirindo, assim, equipamento terminal de comunicação TETRA e respetivos acessórios (ETC), a integrar na rede SIRESP. Os mesmos serão cedidos às 14 autarquias que integram a CIM e a grande parte das corporações de bombeiros desses concelhos.