Arquivo diário: 19 de Janeiro de 2016

“A CIRCUNSTÂNCIA DA ESCRITA NA IDADE MÉDIA”

EM EXPOSIÇÃO EM MANGUALDE

29 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO

Inauguração: 29 de janeiro, 21h00

De 29 de janeiro a 5 de fevereiro, Mangualde acolhe, no Átrio da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição "A circunstância da Escrita na Idade Média". A cerimónia de inauguração está marcada para dia 29 de janeiro, às 21h00, à qual se seguirá a conferência "O misticismo da cópia dos livros na Idade Média", proferida por Maria José Azevedo, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

No momento de inauguração haverá a presença de especialistas a desenhar letras e capitulares medievais e a executar os materiais de escrita de então. O momento terá ambiência medieval pela música de saltério. É de salientar que a iniciativa tem como pano de fundo a presença no território do Real Mosteiro de Maceira Dão, de edificação inicial no século XII e continuada no século XVIII.

A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde e pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde (Prof. João Carlos Alves), conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e da Moleiro Editores e com a colaboração de Clara Gomes, músico, de Teresa Gama, Tesouro da Sé de Viseu, de Maria José Azevedo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e de Paulo Reis.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário da Biblioteca. Para assistir à conferência é necessário confirmar a presença através do telefone 232 613 980. Entrada gratuita mas de inscrição obrigatória.

CIDEM DISPONIBILIZA PLATAFORMA INFORMÁTICA (E-PIN) ÀS EMPRESAS

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DECORREU NO CENTRO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DE MANGUALDE

JOÃO AZEVEDO SUBLINHOU QUE «O SUCESSO E A UTILIDADE DESTE NOVO SERVIÇO

DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS (…) ESTANDO A EQUIPA CIDEM À SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO».

Decorreu a semana passada uma sessão de apresentação no CIDEM – Centro de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Mangualde. A sessão, que contou com a presença de um conjunto de empresas do concelho, visou sobretudo apresentar e fomentar o contato com a plataforma informática (e-pin), que será disponibilizada pelo CIDEM às empresas, na troca de informações com interesse para os respetivos setores de atividade e realização de negócios. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, que sublinhou que «o sucesso e a utilidade deste novo serviço depende da participação das empresas, através da solicitação dos nossos serviços, estando a equipa CIDEM à sua inteira disposição».

Esta plataforma (e-pin) disponibiliza vários serviços: informação para a gestão, apoio a novos negócios e à criação de empresas, consultoria e formação, acesso a bolsa de projetos, estudos e pareceres, gestão de projetos e organização de eventos. Para aceder à mesma basta manifestar interesse junto do CIDEM, estabelecer o respetivo protocolo de adesão e depois credenciar o acesso.

Foi também apresentado o plano de atividades do CIDEM para 2016, que brevemente será comunicado a todas as empresas do concelho.