ABRUNHOSA A VELHA

dav

dav


Fogueira de Natal
A pequena e bela aldeia de Abrunhosa-a-Velha, banhada pelo maravilhoso Rio Mondego e as suas esplêndidas vistas da Serra da Estrela, muito ciosa das suas tradições, mais uma vez, os jovens tentam preservar e até mesmo recuperar tradições antigas. Desta vez com um motivo ainda mais para elogiar o empenho e dedicação com que um grupo de jovens, sem ser o ano que lhes pertencia a realização da já tradicional Fogueira de Natal, resolveram trabalhar e lutar para que se mantenha esta já secular tradição.
Na noite de 24 de Dezembro realizou-se mais uma fogueira de Natal organizada pelos jovens e por pessoas com mais experiência na sua preparação, nomeadamente, na realização do “quadrado” que é a base da fogueira.
Os responsáveis pela realização da fogueira, os chamados mordomos, são: Rúben Soares; Joel Rodrigues; César Mota. Mas para que se realize esta tradição, os jovens, em tom de convívio e diversão começaram muito tempo antes a preparar a lenha para ser trazida para largo da igreja (o chamado Adro da igreja) com a ajuda de tratores.
A fogueira é uma forma de convívio reencontro de pessoas que estando fora da povoação, nessa noite voltam à sua terra e à sua família.
Escola Primária
Com o objectivo de participar num concurso/projecto da “Ajudaris 18 Histórias da Ajudaris”, a EB1 de Abrunhosa-a-Velha, participou e foi selecionada com um texto de Titulo: “A conclusão do Pompi e a do Pinguim trapalhão” que fala de um assunto que a todos nos preocupa e que é o aquecimento global escrita pela Jovem Daniela Amaral.
Este livro envolveu os distritos de Coimbra e Viseu estando à venda pelo módico preço de € 5,00 na escola e reverte integralmente para o apoio a famílias e crianças carenciadas.
É de louvar todo o trabalho feito pelas crianças e pela maravilhosa professora que tanto os incentiva. Muitos parabéns.
Como já tem acontecido todos os anos, os jovens da Escola Primária de Abrunhosa-a-Velha, vêm cantar as Janeiras, uma tradição ancestral e que eles, e muito bem, festejam.
Para eles um grande obrigada por esta iniciativa. OBRIGADA continuem pois são o nosso futuro e a garantia de que as tradições são importantes e têm seguidores.
Isaura Amaral