FESTA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

20190530_120856
Realizou-se no passado dia 30 de maio, quinta feira da Ascensão, a tradicional festa de Nossa Senhora da Cabeça em Vila Garcia.
A Festa de Nossa Srª da Cabeça é uma das mais conhecidas do concelho, porque, apesar de se realizar num dia de semana (vulgo dia de trabalho), é sempre muito participada, deslocando-se à sua ermida romeiros vindos não só de Vila Garcia e de outras localidades do concelho, mas também de fora deste, visível nos muitos autocarros com excursões.
Como habitualmente, pelas 10H30, teve inicio a celebração da Santa Missa, presidida pelo Sr. Pe. Chaves, sempre muito participada pelos peregrinos que ali se deslocam para cumprir as suas promessas, ou por aqueles que, simplesmente gostam e se sentem bem naquele espaço onde se venera Nª Srª da Cabeça.
A devoção a Nª Srª da Cabeça é grande e, tal pode verificar-se pela particularidade do número de cabeças de cera que se vão amontoando no altar da capela, firmando assim, a fé dos romeiros.
Além da festa religiosa, quem se desloca à Festa de Nª Srª da Cabeça, desfruta ainda da feira que se estende ao longo das vias que dão acesso ao espaço, bem como, das muitas barracas de comes e bebes, que no fim da Missa, se enchem por completo, onde muitos procuram o reconforto para o estômago.
De salientar ainda, toda a beleza que a natureza oferece com uma vista privilegiada para o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão e toda a zona envolvente, oferendo grande paz e tranquilidade a quem por ali passa.