«MANGUALDE, O NOSSO PATRIMÓNIO!»:

Alminha Fornos M Dão_1
PRIMEIRO DESTAQUE DE 2020 É A ALMINHA DE TABOSA
AUTARQUIA APROXIMA A POPULAÇÃO DO PATRIMÓNIO MANGUALDENSE
A campanha «Mangualde, o nosso património!» destaca em janeiro de 2020 a Alminha de Tabosa. Promovida pela autarquia, esta campanha tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais belo que existe no concelho.
Alminha de Tabosa
“Hoje, já não se fazem. Terão os escultores perdido o jeito? Terão os mandantes perdido o interesse? A fé no purgatório desvaneceu? Saíram de moda. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!
As alminhas são, na fé popular, os testemunhos que mais campeiam na paisagem. Independentemente do seu tamanho, da sua decoração, mais copiosa ou mais ingénua, apelando à oração pelos que expiam ainda os seus pecados para puderem, depois, ascender ao reino dos céus, estes monumentos marcam de forma indelével a paisagem dos territórios. Ora colocadas em meio urbano, ora dispersas por ermos ou em abandonados caminhos florestais, em cruzamentos, ou metidas em muros, perpetuam o fim de uma estética romântica e uma tradição secular. Este exemplar, pequenino, quase imperceptível, lá está, como que marcando a ligação de um velho caminho com a renovada via de ligação de Tabosa a Fornos de Maceira Dão. A data de 1906, inscrita na base da cruz, assinala a longínqua data da sua execução e colocação.”
António Tavares, Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural da Câmara Municipal de Mangualde

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado.