JANEIRAS

DSC05779
Como habitualmente, a Orquestra Juvenil “ + Música” do Agrupamento de Escolas de Mangualde, cantou as Janeiras pelas ruas de Mangualde e como já manda a tradição, a Câmara Municipal de Mangualde é paragem obrigatória. Naquela instituição a Orquestra foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde Elísio Oliveira, o Vice-Presidente, Rui Costa, o Presidente da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Marco Almeida e o Diretor do Agrupamento de Escolas Mangualde, Agnelo Figueiredo.
Este ano, e com o inicio do 2º período uns dias mais tarde que o habitual, a Orquestra cantou as janeiras ainda antes do inicio do período escolar e assim, acompanhados por alguns encarregados de educação, foram pedindo as janeiras pelas ruas de Mangualde na tarde do dia 3 e manhã do dia 4. O valor angariado durante as janeiras, nas rifas que vendem aquando da realização dos seus concertos e nas bilheteiras, é utilizado para fazer face às despesas inerentes aos eventos, bem como, para aquisição de material/instrumentos para a Orquestra.
Em Portugal, “As Janeiras” (ou Cantar as Janeiras) é uma tradição que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um Bom Ano Novo.