UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Prevenção no Verão!
O tão aguardado Verão chegou! Com ele vem o calor, o sol, a praia, as férias…e não podemos ficar indiferentes a tantas questões de abordagem obrigatória no que diz respeito à prevenção em saúde.
O Sol é indispensável à vida. E tem tanto de benéfico, em doses moderadas, no humor e na síntese da vitamina D, como de perigoso, em doses excessivas. A sua exposição abusiva a longo prazo está na origem do envelhecimento cutâneo, traduzido pelo aparecimento de manchas, rugas profundas, perda de densidade e elasticidade da pele e do cancro de pele.
Os efeitos do Sol na pele são provocados principalmente pelos raios ultra-violeta (UV) e estima-se que cerca de 80% da dose de radiação tolerada pela pele se atinge pelos 18 anos. Não nos podemos esquecer que a exposição aos raios UV não está limitada ao sol na praia, mas também na prática de um desporto ao ar livre, jardinagem ou simples caminhada.
Quais os principais cuidados na proteção e evicção da exposição excessiva ao sol e calor? A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo recomenda:
• Exponha-se gradualmente ao sol, pois a pele necessita de tempo para se adaptar;
• A exposição solar deve ser cuidadosa, evitando as horas de maior intensidade (12h às 16h);
• Use um chapéu, uma camisa ou t-shirt de cor escura e óculos de proteção;
• Evite queimaduras solares e escaldões;
• 30 minutos antes da exposição solar aplique um creme protetor com um fator de proteção igual ou superior a 30. Renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água;
• Consumir frutas, legumes e beber muita água é importante para a proteção da pele e equilíbrio orgânico.
Não se esqueça…
• Proteja a sua pele, os lábios e os olhos do excesso de sol!
•Conheça a sua pele, efetue um auto-exame de 2 em 2 meses. Vigie o contorno, a cor e o tamanho dos seus sinais.
“Sinal que modifica, ferida que não cicatriza, é tempo de ser vista!”
Numa altura em que muitas famílias tiram uns dias para usufruir da estação mais quente do ano com os mais pequenos, aproveitamos ainda para dar conhecimento do programa “ESTOU AQUI!” (EA), incluído na Operação Verão Seguro da PSP. A PSP distribui pulseiras com dados de identificação a crianças dos 2 aos 9 anos de idade, de 1 de junho a 30 de setembro. Vá de férias em maior segurança! As pulseiras são válidas para os países da União Europeia. Mais informações em https://estouaqui.mai.gov.pt.