PAZ e BEM, sejam a nossa meta existencial…

fátima tavares cds

Podemos saber, em teoria, como devemos viver para sermos felizes e em PAZ com todos. Achamos sempre que sabemos muito sobre isso. Podemos até fazer dissertações acerca do tema. O busílis da questão está em passar da teoria à prática. Apesar de tanta literatura e retórica, o certo é que a música ainda sai, tanta vez, desafinada.
É fácil de entender, se pensarmos que quase nada depende exclusivamente de nós, já que somos parte integrante do mundo, apenas fazendo sentido a nossa existência se contarmos com aqueles que coabitam no nosso espaço. Inevitavelmente, durante o caminho cruzamo-nos com quem vale a pena e com quem não interessa nada, mas ainda assim, mandam as leis da boa educação, que levemos com todos. Os agradáveis e os nem por isso. Apenas, talvez, com sorte, tenhamos connosco os melhores para nos acompanhar.
Assim sendo, parece-me que o relacionamento interpessoal é das tarefas mais desafiantes que temos para gerir. Diria que pode ter tanto de agradável, como de complicado, já que todos somos diferentes, pensamos diferente, sentimos diferentes e queremos diferente. Haja bom senso, que alias, não está legislado, mas impõe-se, para que seja possível vivermos em sociedade, preferencialmente com a tão desejada PAZ.
Tudo será mais fácil se impusermos livremente a nós próprios algumas regras simples, que, com a prática, passarão a ser quase intuitivas:
Mais palavras bonitas e menos caras feias
Mais olhares sinceros e menos palavras vãs
Mais sorrisos cúmplices e menos olhares reprovadores
Mais doação e menos egoísmo
Mais mãos dadas e menos individualidade
Já que o percurso é para fazer, então façamo-lo sem grande turbulência. Com paz no coração e sorriso no olhar, reflexo de quem está feliz e de bem com a vida, sendo esperado que qualquer adversidade seja superada com êxito e em PAZ e BEM com todos!