A Gastronomia Ética

Foto
É inevitável que voltemos a aprender a comer ! Pelo que comemos e nos mata, pelo que comemos e tem impacto na natureza e no mundo. Ponderar a fome como um desafio ecológico. Trata-se da sustentação do nosso Planeta . Deste, não temos outro.
Temos comido em função das nossas tradições culturais gastronómicas. E a Gastronomia está intimamente ligada com cada região. São muitos os pratos que trazem à nossa mente, a cozinha da nossa mãe, da nossa avó, da tia que era uma especialista em certo cozinhado. Quando comemos vem-nos à memória épocas e momentos da nossa história. Comer estes pratos significa reviver emoções, matar saúdades, viajar no tempo.
Hoje a dúvida que temos é se devemos, ou não, continuar com os costumes. Em tempos passados não havia preocupações com aspectos éticos em relação ao mundo, à natureza, ao meio ambiente. Hoje temos graus diferentes de preocupação e limites ditados por novos conceitos éticos e filosóficos da sociedade. As perspectivas que podemos chamar de holisticas, contêm uma dimensão ética.
Estamos em face de novos paradigmas de critérios na nossa alimentação.
Séculos após séculos o homem passou a inovar, seja com novos ingredientes, seja com novas formas de cozinhar. Nos primórdios o homem para cumprir a necessidade de se alimentar, utilizava os frutos e a caça que comia crua. Foi a partir do uso do fogo que cresceu o paladar e aumentou a quantidade de alimentos disponíveis.
No mundo actual e face ao aumento da população a sustentabilidade é uma preocupação crescente, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados e são finitos.
Reduzir a poluição, não destruir habitats , evitar a diminuição da biodiversidade são metas que têm de ser atingidas. Evitar o esgotamento dos recursos naturais e atender às necessidades da população actual em crescimento.
Temos de fazer uma conta : saber quanto já gastamos e quanto ainda nos resta.
O ser humano é a parte mais importante do meio ambiente, mas é aquele que provoca o impacto mais negativo na natureza.
Isto requere um estudo de bom senso. Um estudo da preservação da vida de outras espécies.
Temos de sustentar o futuro. Preciamos de uma nova educação. Alimentação consciente que favoreça a nossa saúde , preserve as espécies e a continuação do nosso Planeta. Isto é, a continuação da vida humana. Isto é da nossa espécie.
Evitar comprar e consumir além das necessidades e muitas além das possibilidades.
Saber reagir aos estímulos. Evitar compras compulsivas. Saber resistir aos apelos.
Em suma sustentar o mundo, acabar com a fome no Mundo.