SANFONINAS

dr. jose
Um ninho à minha porta!
Vivo num bairro periférico de Cascais. Ainda temos pinheiros mansos e bravos por perto; os leitos dos dois ribeiros que o limitam a nascente e a poente estão arborizados e constituem, por isso, nichos ecológicos para uma boa porção de aves. Há dias, vi por lá, quase a desafiar-me com os seus gorjeios, o casal de uma espécie de papagaios, tropical; e voltei a admirar, quase ao lusco-fusco, o voltear rápido de um pequeno bando de morcegos. Encantou-me ver o ninho de carriça à minha porta, no refego da varanda; os dois de melros no ficus frondoso e um de felosa preta (creio) na romãzeira. Rejubilo ao acordar com o assobio dos melros e o arrufo das rolas. Estranho quando, à hora do almoço, não vejo aparecer o pardal e o fuinho a debicarem no pitósporo e na buganvília. Hoje, o Pedro, o jardineiro, fez questão em deixar bem aconchegadas as folhas da iuca «para que haja ali ninhos»…
E chegou-me o cartão de boas festas do Professor Jorge Paiva. O 30º. A lançar a dúvida: «Não sei se continuarei». Aliás, continua, «Já deixei de escrever sobre problemas ambientais, pois os leitores que me interessava que os lessem não o fazem (governantes, deputados, políticos e juventude)». Estas frases vêm numa folhita solta. O texto fundamental, a mensagem de Natal, tem por título «A inversão das biodiversidades; urbana e rural». Por isso, eu comecei como comecei esta crónica. É que o Professor Jorge Paiva aí explica tintim por tintim o que está a acontecer. Porque é que, por exemplo, eu vi raposas a passearem-se tranquilamente num dos jardins urbanos de Londres e, a 8 de Janeiro de 2018, ele próprio viu uma fêmea de javali a passear-se, manhã cedo, na rua onde mora em Coimbra.
Muito simples: «A agricultura intensiva implicou o derrube de grande número de árvores e a poluição química dos campos, o que provocou uma diminuição drástica do número de insectos, vermes, pequenos mamíferos e respectivos predadores. Assim, muitos animais procuraram refúgio e alimentação nos espaços verdes urbanos».
Eu estava encantado com a convivência que tinha com as aves. Continuarei encantado; mas vou começar a explicar tudo melhor aos meus vizinhos e amigos.