Arquivo diário: 1 de Abril de 2014

EDITORIAL Nº 636 – 1/4/2014

SR

Caro Leitor,

Celebrou-se no dia 21 de março o Dia Mundial da Árvore. Bastas vezes, a comunicação social tem as objectivas prontas para tudo e todos. Particularmente, como sabemos, quando se tratam de desgraças dedicam-lhes horas e horas sem fim. Mas neste dia, dos mais importantes para o prosseguimento da humanidade e do mundo como o conhecemos, dedicaram um simples minuto: o Presidente da República com a ministra da Agricultura à volta da rede de um sobreiro. É pouco. É pouco tempo dedicado ao que nos dedicou a vida. Porque a árvore é o pulmão deste nosso habitat e aquele dos nossos filhos, netos e concidadãos.

Antes de 1974, a então junta autónoma das estradas plantava árvores à beira das Estradas Nacionais por todo o País, de como há memória, e ainda hoje se vêem algumas resistentes. Digo algumas porque no espaço de 40 anos, assistimos ao descuido e corte cego das mesmas.
Percebe-se que seja necessário desbravar algumas da paisagem para dar espaço à edificação, mas peca-se em não se plantarem duas ou mais por cada uma que desaparece. Onde está a política destes governos para sustentar o verde que nos dá vida? É a questão mais importante para o nosso futuro e é ao mesmo tempo a mais descurada e adiada. Seria este o dia de relembrar a importância da árvore e as políticas que se devem implementar em seu e nosso nome.
Em Mangualde também se assinalou este dia e a Câmara Municipal em parceria com a PSA plantou muitas árvores ao nó da A25. Estava também presente a Guarda Nacional Republicana, representada pelo Sr. Comandante do posto de Mangualde. Foi bonito ver chegar o autocarro da Câmara cheio de meninos que se juntaram ao evento. É importante dar-lhes a conhecer desde cedo o valor da árvore para todos nós. Podiam, no entanto, sensibilizar mais as pessoas para o mesmo, através não só da plantação de árvores, mas também pela divulgação de informação e instituição de hábitos sustentáveis.
Um abraço amigo[/s2If]

SANFONINAS

dr. jose

A vida no campo – ter relógio ou… ter tempo!
Tive ensejo de visitar a exposição temporária que, no Museu Nacional de Arte Antiga, nos veio mostrar, de 3 de Dezembro até daqui a dias, a paisagem nórdica através do olhar dos pintores Rubens, Brueghel e Lorrain, quadros que fazem parte do espólio do Museu do Prado, de Madrid.
Tornar-se assinante para continuar a ler...

De Mangualde… Com Orgulho.

frederico
Ultimamente, sempre que o governo executa uma qualquer grande ação, a generalidade da população (umas vezes por falta de conhecimento, outras porque simplesmente não acredita na política nem nos seus intervenientes), fica “de pé atrás”. Aparecem sempre uma “vozes” a vociferar e a pôr em causa as honestidades das propostas, os atos e gestão e até a honestidade e hombridade das pessoas.
Tornar-se assinante para continuar a ler...

A OTITE

dr. raul
A otite é um dos problemas mais frequentes nas crianças em idade pré-escolar – principalmente entre os 6 meses e os três anos – que têm tendência a sofrer de alergias ou de infecções das vias respiratórias. Aos cinco anos, cerca de 75% das crianças terão sofrido, pelo menos, de um episódio de otite.

Tornar-se assinante para continuar a ler...