Arquivo diário: 20 de Maio de 2016

PDR2020: MANGUALDE ACOLHE CERIMÓNIA NACIONAL DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS COM GRUPOS DE AÇÃO LOCAL MINISTRO DA AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL PRESIDE À CERIMÓNIA

25 de maio, 16h00, Complexo Paroquial de Mangualde

Mangualde acolhe na próxima quarta-feira, 25 de maio, a cerimónia nacional de assinatura de protocolos entre a Autoridade de Gestão PDR2020 e os GAL - Grupos de Ação Local, para a gestão da Medida 10 – DLBC Rural/FEADER. O encontro decorre no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, às 16h00, e será presidido pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos. A sessão contará ainda com a presença da Gestora do PDR2020, Gabriela Feitas, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Para o edil mangualdense ‘é com gosto que acolhemos esta iniciativa, uma iniciativa de âmbito nacional que promove a apresentação do plano de investimento para os pequenos, médios e grandes agricultores’. Reforçando ‘é o pontapé de saída para investimento no setor primário no nosso território’.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitário (DLBC) é uma forma de abordagem de desenvolvimento territorial integrado apoiada por um ou vários instrumentos políticos programados que financiam a execução das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) selecionadas e que pode ser financiada pelos vários Fundos Europeus Estruturais e de Investimento através dos respetivos Programas Operacionais.

MÚSICA, DANÇA E POESIA ENVOLVEM PRÓXIMA SEXTA DA LUA

Com Galo Cant’As Duas, Escola Pé de Dança e Nelson Veiga

27 DE MAIO, 21H30, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

No próximo dia 27 de maio, às 21h30, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe mais uma edição ‘Sextas da Lua’. Música, dança e poesia vão coabitar tornando a noite única e deslumbrante. O espetáculo contará com a participação do grupo Galo Cant’às Duas, da Escola Pé de Dança e de Nelson Veiga. A entrada é livre.

Galo Cant’às Duas é um novo projeto do Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre. A banda inspira-se em ritmos variados, loops e batidas sincronizadas. A experiência tocada ao vivo cria uma “viagem espacial”, acompanhada pelo carisma caraterístico do projeto e a prática sonora que deixa presença na mente dos seus ouvintes. Esta versatilidade permite que Galo Cant’às Duas explore diversos campos musicais, abrangendo assim a satisfação de públicos distintos.

A Pé de Dança, sediada em Braga, iniciou a sua atividade em 1997, estando a lecionar as modalidades de danças de salão e de danças latinas em diversas localidades, contando com um corpo de 48 monitores que todos os dias levam a imagem desta instituição a várias regiões do país. Além das atividades pedagógicas, esta escola destaca-se pela promoção constante da dinâmica e convívio social.

Autarquia e Junta assinalam Dia Mundial da Criança

CRIANÇAS CONVIDADAS A DEIXAR MENSAGENS SOBRE SAÚDE

01 DE JUNHO, LARGO DR. COUTO E LARGO DO ROSSIO

No próximo dia 1 de junho, a Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Junta da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta assinalam o Dia Mundial da Criança com um programa cheio de animação e diversão para os mais novos. Cerca de 1300 crianças das escolas do concelho são esperadas no Largo Dr. Couto e nos jardins do Largo do Rossio neste dia especial.

Na iniciativa, que se insere, na IV Semana da Saúde Mangualde, as crianças serão convidadas a deixar mensagens sobre saúde e a assistir a um espetáculo de palhaços dedicado ao tema. Para este dia, que torna as crianças ainda mais especiais, estão ainda preparadas um conjunto surpresas: largada de balões, mascotes, bolas de sabão, música ambiente infantil, brincadeiras, dança, Sky Dancer e insufláveis. Das 9h00 às 12h00 são esperados os alunos do Pré-Escolar e das 14h00 às 17h00, os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 1 de junho, desde 1950, é o reconhecimento oficial, por parte das Nações Unidas, dos direitos de todas as crianças ao afeto, ao amor, à compreensão, a uma alimentação adequada, aos cuidados médicos, à educação gratuita, à proteção contra todas as formas de exploração e ao crescimento num clima de Paz e Fraternidade universais.