Arquivo diário: 2 de Agosto de 2016

MANGUALDE IMORTALIZA DS BOCA DE SAPO

ROTUNDA DA CITROEN EQUIPADA COM OBRA DE ARTE EM GRANITO REALIZADA PELA EMPRESA GRANITOS PIMENTEL E TAVARES E DA QUAL FOI GRANDE IMPULSIONADOR O DR. ELÍSIO OLIVEIRA DA PSA DE MANGUALDE

20160717_162522

DS-BOCA DE SAPO
Um veículo com arte e significado

20160716_212001
Desde o passado dia 16 de Julho que Mangualde ficou equipado com uma nova obra de arte, um veículo DS-Boca de Sapo em granito. Uma iniciativa promovida pela PSA de Mangualde.
A este propósito o Jornal Renascimento entrevistou o impulsionador desta obra, o Dr. Elísio Oliveira, Director Económico-Financeiro e Relações Institucionais da PSA de Mangualde.

Antes da colocação do veículo DS foi necessário conseguir a realização da rotunda?
Exactamente. O primeiro passo, que foi uma luta de vários anos, foi instalar uma rotunda no acesso  à fábrica da PSA,  em vez dos semáforos visando reduzir a sinistralidade, melhorar a fluidez e a flexibilidade logística e dar ao acesso à fábrica a dignidade que esta merece.
Importa referir que a realização desta rotunda teve por base um protocolo entre as Infra-estruturas de Portugal (IP), a CMM e a PSA.

Porquê o DS- Boca de sapo?

O DS é considerado um dos veículos mais bonitos de toda a história do automóvel. Um veículo muito inovador na sua época e que foi produzido em Mangualde durante 10 anos, tendo sido produzidos 2720 unidades. Temos assim o veículo de excelência ideal para homenagear a história desta fábrica e a excelência dos trabalhadores que ao longo de mais de 5 décadas têm mantido viva esta empresa.

Quem realizou esta obra de arte?
A obra foi realizada pela empresa Granitos Pimentel & Tavares de Mangualde, que levou vantagem sobre outros concorrentes. Queria a este propósito deixar um agradecimento público aos administradores da empresa, a Dna. Maria de Lurdes Pimentel e o Sr. Serafim Tavares que aceitaram fazer a obra a um preço abaixo do custo real, constituindo-se em contrapartida também como patrocinadores. É de registar que esta obra tem um potencial enorme para projectar as competências desta empresa de granitos no mercado.

IPHONE 3145
Queria ainda aproveitar para realçar o profissionalismo, a dedicação e a forma exímia com que o Eng. Luis Tavares, filho dos proprietários da empresa, conduziu a execução desta obra de arte.

20160716_211458

Foram muitas horas, muita arte, muita programação de máquina e exigência tecnológica. Uma palavra de apreço também para os operários António e João que com mãos de aço espremeram o rijo granito até dele extraírem esta preciosidade.

20160716_211817

Quanto tempo demorou?
Esta obra durou 8 meses: arrancou em Dezembro de 2015 e terminou em Julho de 2016.O veículo DS tinha que ser feito em granito preto, homogéneo e denso para exprimir todo o potencial deste carro, a sua nobreza. Ora este granito, rijo como o ferro, dificultou e tornou lento o trabalho. Mas não podíamos abdicar deste material, porque sabíamos que só com ele o efeito seria conseguido.

Quem financiou esta obra de arte?
A produção do veículo foi, gratamente, financiada pelas seguintes entidades: PSA  Mangualde, PSA Lisboa, GEFCO, Antolin e Granitos Pimentel &Tavares. Foi importante conseguir estes apoios, 100% privados, sem os quais não era possível realizar a obra.

Que intervenção teve a CMM?
A CMM teve desde logo, como já referi, uma participação no protocolo de co-financiamento da rotunda conjuntamente com as IP e a PSA. Este protocolo foi assinado em acto público na CMM em que estiveram presentes o Presidente das IP, o Dr. António Ramalho, o Sr. Presidente da CMM, eu próprio em representação da PSA e o Dr. Sérgio Monteiro, então Secretário de Estado das Infra-estruturas. A CMM terá ainda um papel adicional no arranjo final da rotunda.
Como tem sido recebida a obra?
Tem sido gratificante registar o sucesso que esta iniciativa teve dentro do nosso Centro de Produção, nos mangualdenses em geral e nas reacções diárias das largas centenas de automobilistas nacionais e estrangeiros que diariamente passam pela rotunda que acolhe o veículo DS-Boca de Sapo. Temos, também, registado reacções de espanto e admiração dos nossos colegas de Espanha e França.

20160716_212024

Que significado pode ser atribuído à colocação do veículo ali naquela rotunda?
O DS não está ali apenas para decorar a rotunda, nem podia estar num lugar qualquer. Naquele lugar está implantado o maior investimento de toda a história de Mangualde. Só nos próximos dois anos serão investidos cerca de 50Milhões de euros. Ali está o local mais exportador da região e um dos 10 maiores de Portugal, ali está o sítio mais empregador. Ali se desenvolve a maior e mais complexa organização do concelho e a mais exposta à concorrência internacional. Só esta dimensão podia dar palco a uma estátua desta natureza.
Este carro é feito de pedra, mas é também feito de simbolismo. Incarna o carácter dos homens e das mulheres de têmpera rija que ao longo de mais de meio século, nesta nesga de terra, fazem denodadamente os carros com uma qualidade e competitividade do melhor nível mundial!
Aquele carro, belo, clássico, mítico e intemporal, transporta dentro daquela pedra negra, rija, férrea, a alma grande daqueles que somaram futuro a esta fábrica ao longo dos anos!

Em que medida beneficia Mangualde?
Aquele carro é um selo de garantia das potencialidades industriais do nosso concelho. Nesta obra a boa tradição industrial de Mangualde está ali toda. A qualidade de trabalho dos mangualdenses, a sua capacidade de adaptação a produções sofisticadas e a força exportadora desta economia. É claramente mais um elemento de notoriedade para o nosso território. O potencial de marketing territorial está lá e está já a funcionar, basta ver as redes sociais.