SARAU DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO ROTARY CLUB DE MANGUALDE

SARAU JORNAL
No dia 1 de Março, a Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde apresentou mais um sarau cujo objectivo primacial foi prestar uma homenagem à escritora ANA DE CASTRO OSÓRIO, nascida nesta cidade em 1872. Deve-se-lhe, entre outros predicados, o ter introduzido a literatura infantil em Portugal, além de se ter revelado uma mulher possuidora de um perfil multifacetado, desde poetisa, jornalista (sobre temas de Educação, Literatura e Política), conferencista, dramaturga, romancista, autora de contos, fábulas, além de manuais para o Ensino Primário e Ensino Primário Superior, etc., defendendo igual educação entre homens e mulheres, advogando igualdade entre cônjuges e o direito ao sufrágio das mulheres portuguesas, salário igual para trabalho igual, a independência económica das mulheres, para além de outras temáticas igualmente relevantes. Notória foi a sua dimensão humana, preocupando-se com a criação de Maternidades, Creches para os filhos das mulheres operárias, apoiando a Obra Maternal em prol das crianças mais carenciadas.
Todas estas facetas e muitas mais foram referenciadas na encenação biográfica apresentada pelos alunos no início do sarau, passando-se depois à representação de uma peça da escritora, “Vale quem tem”, que visa valorizar a formação humana e cultural, em detrimento da arrogância e sobranceria do detentor de dinheiro e riqueza. Esta peça entusiasmou a assistência, pela actualidade do drama, e pelo seu realismo que os actores retrataram com veemência, fazendo vibrar o público.
Não faltou também a poesia de Ana de Castro Osório com dois poemas ditos com firmeza e energia.
Para ultimar o sarau seguiu-se uma dança da época mil e novecentos executada por alunas e alunos que emprestaram aos diversos passos muita solenidade, delicadeza e brio.
Foi um sarau feliz amplamente aplaudido pelo público presente.