O CARNAVAL PELO CONCELHO DE MANGUALDE

DSC04885

20190301_103653

53263079_403579147118002_1544918896220307456_o

BM4.1
mais de três centenas de crianças coloriram o carnaval de mangualde
DESFILE DOS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR DA REDE PÚBLICA E IPSS’S DO CONCELHO DECORREU NA MANHÃ DO DIA 1 DE MARÇO
Cerca de 350 crianças do pré-escolar da rede pública e IPSS’s do concelho de Mangualde animaram e coloriram, na manhã do dia 1 de março, a principal avenida da cidade. Os mais pequenos puderam assim, numa organização da Câmara Municipal de Mangualde, viver toda a folia desta época, com muita música e alegria.
A Câmara Municipal contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e com a Guarda Nacional Republicana na orientação do trânsito no centro da cidade para que todas as crianças se divertissem e pudessem mostrar os seus belos fatos no desfile de Carnaval em segurança.
De referir ainda, que também os idosos do Centro Social de Fornos de Maceira Dão não quiseram deixar passar o momento e vieram juntar-se aos mais pequeninos para ajudar a fazer a festa.

DESFILE DAS CRIANÇAS EM MOIMENTA DE MACEIRA DÃO
Na manhã deste dia 1 de março, também as crianças de Moimenta de Maceira Dão, saíram à rua com os seus belos fatos de Carnaval.
Durante a manhã, acompanhados de professores, auxiliares, bem como dum carro de apoio musical, desfilaram para os muitos populares que se juntaram nas ruas da localidade.

SENIORES MANGUALDENSES BRILHARAM EM BAILE DE CARNAVAL
Decorreu também, na passada sexta feira, dia 1 de março, na Associação de Solidariedade Social de Contenças de Baixo, o tradicional Baile de Máscaras do projeto Desporto Sénior, onde participaram mais de 200 seniores. Foi um dia diferente para estes utentes, onde reinou a folia e a alegria do Carnaval.
Esta atividade, organizada e dinamizada pela Câmara Municipal de Mangualde, contou com a participação de diversas instituições do concelho, nomeadamente: Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães; Centro Paroquial de Alcafache; Lar Nossa Sr.ª do Amparo; Lar Morgado Cruzeiro; Centro Social e Paroquial de Fornos de Maceira Dão; Centro Social e Paroquial de Chãs de Tavares; Centro Social e Paroquial de Abrunhosa-a-Velha; Complexo Paroquial de Mangualde; Centro Paroquial da Cunha Baixa; Associação Social, Cultural, Recreativa de Freixiosa; e Junta de Freguesia de Quintela de Azurara.

CARNAVAL DE QUINTELA DE AZURARA
O Carnaval de Quintela de Azurara, um dos mais antigos e tradicionais do concelho continua a atrair cada vez mais visitantes àquela localidade.
Foram 3 dias intensos e vividos com grande animação.
Durante estes dias, vários foram os grupos que vieram de diversos pontos da região para participar na animação dos festejos do Entrudo em Quintela de Azurara: Batuta D’Alegria de Fornos de Algodres, Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Vozes d’Aldeia” de Oliveira de Frades, Banda Time, aos “Fanfarrões” dos BVM, Grupo de Concertinas de Mangualde, Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha, Grupo de Concertinas de Figueiró da Granja, Grupo de Bombos “Os Maravilhas”, Girafoles, Grupo de Bombos Infant’Arte, Juventuna e Grupo de Cantares de Pena Alba. No espaço realizou-se ainda a Feirinha de Carnaval durante os três dias de atividades.
As papas de milho, voltaram a ter lugar de destaque nos cafés da aldeia e como também já vem sendo habitual realizaram-se várias atividades desportivas como: BTT, Trail e Caminhada noturna.
Sem dúvida, Quintela de Azurara, tem um dos mais antigos, tradicionais e genuínos Entrudos de Portugal, que de ano para ano tem vindo a ganhar lugar de destaque na rota do Carnaval nacional.
Mais que palavras, ficam as imagens que demonstram a animação que se viveu pelo concelho nestes dias de Carnaval.