Exposição/Conferência “Mangualde antes dO Buçaco”

DSC05128
A Câmara Municipal de Mangualde realizou no passado dia 24 de maio, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, e inserido no projeto “Sextas da Lua” a Exposição/Conferência “Mangualde antes do Buçaco”.
O evento teve início com a inauguração da exposição “Invasões Francesas”, com a presença de João Lopes, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, de Leonor Pais, Presidente da Assembleia Municipal e Mangualde, da Professora Doutora Ana Cristina Araújo, da Universidade de Coimbra, e de João Carlos Alves, do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
João Carlos Alves abriu a sessão dando as boas vindas a todos os convidados e público presentes, aproveitando também, para agradecer a todos os que disponibilizaram os muitos artigos que compuseram a exposição nomeadamente o Museu Militar de Almeida, a Casa dos Buxeiros de Oliveira do Conde, António Andrade e José Barros (miniaturas) e Aires dos Santos (pintura). A exposição contou ainda com a participação da pastelaria Café Central de Vouzela e da Licordão.
Após a abertura da exposição, o figurino vestido de militar explicou resumidamente a ação dos militares da época e manuseamento das armas e canhões.
Seguidamente, e já no interior do auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, João Lopes deu as boas vindas a todos os presentes salientando a importância da temática que ali iria ser tratada, particularmente o quão importante é conhecermos a História “saber de onde viemos e para onde vamos”, ou seja, vermos a história como “uma raiz que nos alimenta para o futuro”, salientou.
A sessão continuou com a um agradecimento à jovem Beatriz, do 6ºF, pela realização de uma maquete sobre a temática que se encontrava presente na exposição.
Seguiu-se depois a exibição do Filme/documentário “Marcas do Tempo: Mangualde antes do Buçaco” de João Carlos Alves e Miguel Marques, que mostrou de forma clara e interessante a época das Invasões Francesas no território, uma vez que, toda esta região foi bastante massacrada pela 3ª invasão francesa, tendo o comandante do exército invasor Marechal Massena pernoitado no Palácio da Anadia desta cidade, onde se verificaram a morte de mais de 4 dezenas de habitantes.
A temática “Uma retaguarda invisível: mulheres e espiões na 3ª Invasão Francesa”, foi o tema abordado na Conferência pela Professora Doutora Ana Cristina Araújo, possuidora de conhecimentos profundos, fruto do seu vastíssimo curriculum.
O encerramento aconteceu com um momento musical, a cargo do NACO CANTAT - coro polifónico, de Oliveirinha, Carregal do Sal.