5° Jantar convívio anual dos emigrantes abrunhosenses

65252808_471505700273536_3168919728181739520_n
5° Jantar convívio anual dos emigrantes abrunhosenses
O tempo passa mas há hábitos que não passam com ele. Permanecem e passam a fazer parte da vida de uma comunidade. No passado dia 1 de junho realizou-se pela 5ª vez consecutiva o convívio anual dos emigrantes oriundos da aldeia de Abrunhosa do Mato, do concelho de Mangualde, residentes na zona parisiense.
Mais de 50 pessoas degustaram, no restaurante “Chez Carla”, em Montreil, um menu integralmente português com ementa típica portuguesa desde os aperitivos e entradas onde não puderam faltar os tão famosos pastéis de bacalhau, os rissóis e o chouriço bem português, passando por pratos como carne de porco à alentejana até à sobremesa onde também foi servida a tão bem conhecida, salada de fruta.
Os aromas e sabores há muito conhecidos mataram, naquele jantar, as saudades da gastronomia portuguesa a todos os presentes.
Se por um lado a ementa fez as delícias de todos, por outro, a presença dos Srs.º Vereadores da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. João Lopes e Dra. Maria José Coelho trouxe um sabor a Portugal, a Mangualde e a Abrunhosa do Mato que alentou o coração de cada um que ali estava. Estas presenças deram asas ao sentimento de cidadão português que mora na saudade e comprime o coração de cada um e dissiparam as nuvens da distância ao chão das suas terras.
E foi com um participado bailarico que a festa aqueceu e continuou pela noite dentro. Os abrunhosenses assumem cada vez mais o forte sentido do estar e viver em comunidade, em união e na hora da despedida, a frase que baila nos lábios de cada um é: - Que para o ano possamos estar juntos outra vez.
Manifestaram, ainda, o desejo e a esperança de poderem continuar a contar nos próximos anos, com a presença de representantes da Câmara de Mangualde. Foram da praxe as felicitações ao tão conhecido Michel Machado pelo excelente trabalho de organização deste convívio e pela sua presença tão calorosa.
Do programa oficial da visita dos senhores vereadores, em Paris, para além deste grande encontro, constava também uma visita ao Consulado Geral de Portugal em Paris onde, acompanhados pela escritora Mangualdense Naria Radatos (Ana Fernandes), radicada em Paris foram recebidos pelo Adido Social, Dr. Joaquim Rosário. Nesta visita ao consulado os senhores vereadores mangualdenses trocaram impressões sobre o funcionamento do consulado e das possíveis interações entre este e a Câmara Municipal de Mangualde.

Ana Fernandes