Concurso literário Ana Castro Osório, homenagem à escritora nascida em Mangualde a 18 de junho de 1872

Ana Fernandes e Celeste Almeida estão a organizar o “Concurso literário Ana Castro Osório”.
Este concurso tem o objetivo de valorizar a expressão literária e ao mesmo tempo de promover e divulgar o concelho de Mangualde.
Todos os autores, escritores e poetas que queiram participar, estejam atentos ao regulamento e sigam todas as suas instruções.
Este concurso tem três prémios monetários. O primeiro prémio será de mil euros (1000, 00 euros); o segundo prémio será de setecentos e cinquenta euros (750, 00 euros) e o terceiro e último prémio será de quinhentos euros (500, 00 euros).
Os prémios serão atribuídos por forças vivas do concelho de Mangualde, que serão reveladas, no dia da apresentação do produto final de todo o projeto.
Regras de participação:
A organização não pode participar.
Este concurso destina-se a todos os cidadãos que residam em Portugal ou no estrangeiro que escrevam na Língua Portuguesa e maiores de 18 anos.
Cada autor, pode concorrer com três trabalhos. Poesia ou prosa.
Cada trabalho não pode ir para além de duas folhas A4, ou seja, quatro páginas.
Os textos devem obedecer às seguintes especificações:
- Fonte: Times New Roman
- Tamanho: 12
- Espaçamento: 1,5
- Margens: 2,5
- Páginas numeradas
Cada participante deverá enviar uma pequena biografia, no máximo de 5 linhas, e fotografia pessoal, se assim o entender.
Obrigatoriamente, os textos têm que ser inspirados no espaço geográfico Mangualdense (património, sabedoria popular, lendas, tradições, usos, costumes…)
Os trabalhos devem ser enviados, em simultâneo, para os seguintes emails: anasotam@hotmail.com e celeste-almeida@sapo.pt
A data limite de entrega dos trabalhos será trinta e um de julho de 2019.
A participação neste concurso implica a aceitação do regulamento e das decisões adotadas pela organização, entidade responsável pela coordenação do concurso literário Ana de Castro Osório. O não cumprimento implica a exclusão dos trabalhos.
Atribuição de Prémios:
Será constituído um júri, composto por três elementos que só será conhecido pelo público, no dia da atribuição dos prémios, para que não haja qualquer tipo de influência.
O júri é escolhido pela organização que é obrigada a guardar sigilo.
Os trabalhos serão dados, anonimamente, a ler ao júri.
Cada elemento do júri, individualmente, escolherá os cinco melhores trabalhos.
Aos cinco trabalhos selecionados, dará uma pontuação de um a cinco, por ordem crescente.
Apenas, um e só um trabalho, poderá receber de cada elemento do júri, a classificação um, dois, três, quatro e cinco.
No caso de haver empate na pontuação, haverá nova leitura dos trabalhos mais votados, pelo júri que fará nova apreciação, pois apenas, poderá haver um primeiro, um segundo e um terceiro prémios.
Nesta nova apreciação, o júri terá de votar de três a cinco, nos três trabalhos que mais destacar.
Depois de todos estes requisitos, o júri reúne com a organização e dará a conhecer a sua pontuação final.
O trabalho que tiver maior número de votos, será o trabalho que receberá o primeiro prémio de mil euros e assim sucessivamente.
Os trabalhos premiados serão comunicados até final de setembro de 2019. A data e o local da entrega dos mesmos aos vencedores, com a presença de todos os autores participantes será divulgada nessa altura.
Os casos omissos nestas normas de participação serão resolvidos pela entidade organizadora. Das decisões do júri não haverá recurso.

Nota: Esta primeira fase poderá dar origem a um novo projeto que será de editar um livro com todos os trabalhos devidamente organizados por temáticas, se a qualidade dos mesmos assim o justificar.