O Resgate de D. Sebastião

Foto
Maximiano de Aragão, escritor, historiador e jornalista, dedicou parte da sua vida ao estudo da cidade de Viseu. Viseu retribui dando o seu nome a uma das ruas da cidade.
A cidade de Mangualde também não esqueceu este escritor, que nasceu no seu Concelho e deu também o seu nome a uma das ruas da cidade.
Nasceu na aldeia de Fagilde, Concelho de Mangualde em 14 de Fevereiro de 1868 e faleceu na cidade de Viseu em 2 de Julho de 1929.
Maximiano Pereira da Fonseca e Aragão, foi simultaneamente escritor, historiador e jornalista. Publicou 6 volumes e é notável a sua investigação sobre o Pintor Vasco Fernandes ( Grão Vasco ) apresentando a primeira prova documental da sua existência. Graças aos seus estudos Grão Vasco passou de figura lendária para figura histórica.
Pode ser considerado o biógrafo de Grão Vasco.
É meu parente, em linha directa, em quarta geração. Face aos laços familiares, meu irmão, único irmão, Jorge Carlos, que sempre se dedicou a coleccionar os papéis, as cartas e as fotografias da família, por sorte, encontrou um manuscrito com 222 páginas, em caligrafia muito acessível e apesar do século que lhe caiu em cima, em muito bom estado de conservação, sobre o nosso Rei D. Sebastião e a batalha de Alcácer Kibir.
Este manuscrito, pronto a ser impresso, não o foi com certeza por ter falecido, ainda novo, com 61 anos.
O interessante manuscrito tem o título “ Liquidação de uma Dinastia” e versa sobre D. Sebastião, D. Henrique, D. António, Prior do Crato e Filipe II de Castela, primeiro de Portugal.
Interessante trabalho sobre a Batalha de Alcácer Kibir e as consequências dessa derrota.
Em face de tão importante e interessante manuscrito sobre uma época histórica e tão trágica para Portugal, eu não podia aceitar que ficasse esquecido no baú dos papéis velhos e inúteis.
Bem pelo contrário, ao lê-lo, desde logo decidi que tinha de ser publicado. E, é isso que vai acontecer. Brevemente os estudiosos terão mais um trabalho para aprofundar os seus conhecimentos.
Porém, o que mais me intrigou foi o capítulo sobre o Resgate do Corpo de D. Sebastião. A história da morte de D. Sebastião andou sempre envolvida em lendas nebulosas e até haveria de aparecer, um dia, numa manhã de nevoeiro.
Pois Maximiano de Aragão apresenta factos, figuras e documentos em que demonstra que D. Sebastião foi resgatado em Ceuta, transitou para o Algarve e daqui seguiu para Lisboa sendo sepultado no Convento de Santa Maria de Belém, com assistência de todas as Ordens e com magnificência real.
Esperem pelo livro. Vai ser breve.