Kevin Spraggett triunfou no X Open de xadrez de Mangualde

O Open de Xadrez de Mangualde conheceu a 10.ª edição e justificou positivamente a maior internacionalização e a mudança de formato para o ritmo de partidas clássicas. Nas excelentes instalações do Hotel da Senhora do Castelo reuniram-se 47 jogadores, de cinco nacionalidades distintas, e o grande mestre canadiano radicado em Portugal Kevin Spraggett fez valer o estatuto de número 1, vencendo o torneio, ainda que em igualdade pontual com o português Pedro Neves (4,5).
Spraggett e Neves ganharam quatro partidas e empataram o duelo entre ambos. As contas do desempate, no entanto, foram favoráveis ao canadiano da Associação de Xadrez de Portugal.
Na terceira posição ficou o espanhol Alejandro Fernandez-Vega, com 4 pontos, os mesmos do português Jorge Cruz, quarto posicionado.
Este Open de Mangualde, inserido nas Festas da Cidade e organizado pela Casa do Povo de Mangualde – cujo principal dinamizador é o mestre FIDE e ex-campeão nacional Fernando Ribeiro -, superou as expetativas iniciais e acabou por ser um marco histórico pois tratou-se do primeiro torneio internacional em ritmo de clássicas realizado no distrito de Viseu.
Apesar da concorrência do Open Internacional de Guimarães, realizado nas mesmas datas, o torneio de Mangualde contou com um bom número de jogadores de qualidade, destacando-se o já referido Kevin Spraggett, que venceu a prova, e o grande mestre português e 16 vezes campeão nacional António Fernandes, oitavo na classificação final.
De destacar ainda o excelente trabalho desenvolvido pelo árbitro, o internacional Carlos Oliveira Dias, e pelo diretor, Agostinho Santos, que ajudaram a fazer desta prova um verdadeiro sucesso.
CLASSIFICAÇÂO FINAL:
1.º Kevin Spraggett, (GM, Canadá, AX Portugal), 4,5 pontos
2.º Pedro Neves (Portugal, CX Montemor-o-Velho), 4,5
3.º Alejandro Fernandez-Vega (Espanha), 4
4.º Jorge Cruz (Portugal, CX Montemor-o-Velho), 4
5.º Carlos Dantas (Portugal, A.Xat Montemor-o-Novo), 3,5
6.º Ivan Fernandez Torre (Espanha), 3,5
7.º Fernando Ribeiro (MF, Portugal, Casa do Povo de Mangualde), 3,5
8.º António Fernandes (GM, Portugal, AX Portugal), 3,5
9.º José Margarido (Portugal, Profigaia), 3,5
10.º Daniel Cavaleiro (Portugal, CX Montemor-o-Velho), 3,5