MANGUALDE CELEBROU FESTA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO

20190908_113554
Mangualde celebrou de 6 a 8 de setembro, a sua padroeira, Nossa Senhora do Castelo.
Numa programação e organização da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, estas Festas trazem todos os anos milhares de pessoas ao monte para ali agradecerem as graças recebidas e deixar as suas orações e preces. 
Este ano a festas tiveram início no dia 6, onde pelas 21H00 teve lugar um concerto pela Orquestra Poema. Já no sábado o dia começou com a atuação da Associação Cultural Azurara da Beira, às 18h, seguida do espetáculo da Alcatuna. O grande momento deste dia teve lugar pelas 20h30 com a Procissão das Velas, onde centenas e centenas de pessoas percorrem as escadinhas em oração até à Ermida. Este ano, a procissão das velas, teve ainda uma paragem, onde, já no recinto da Igreja, o andor de Nª Srª do Castelo ladeado do Grupo Coral da Paróquia da Cunha Baixa esperavam os fiéis para, antes da entrada do andor e da procissão no templo ter lugar uma bonita serenata a Nª Senhora.
A noite de sábado continuou depois, com grande animação musical.
O dia seguinte, dia 8, dia da Padroeira e feriado municipal, começou pelas 09h45, com a procissão saída da Igreja da Misericórdia, nela se incorporando o andor de N. Sr.ª do Castelo, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e outras provenientes de várias localidades do concelho, bem como outras instituições e diversas entidades civis e militares com destino ao Santuário. À chegada foi celebrada a eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano. A celebração religiosa terminou com a entrada da Senhora na Ermida, após a procissão final. 
Durante a tarde teve lugar um desfile etnográfico e um desfile de concertinas e à noite voltou a animação musical.

“A Nossa Senhora do Castelo de Mangualde é um dos mais famosos e concorridos santuários da Beira Alta, com a romaria anual de 8 de setembro, data esta que também coincide com o feriado municipal. O edificado existente é representativo do património cultural edificado mais importante de Mangualde. Com a classificação de património de interesse público, a ermida da N. Sr.ª do Castelo é a imagem que melhor simboliza e identifica as terras de Azurara. 
Ergue-se no mais alto monte do mesmo nome, sobranceiro à cidade de Mangualde, a 629m sobre o nível do mar, num lugar paradisíaco, de onde se desfruta um dos mais belos e vastos panoramas, a perder de vista, de todo o espaço que o circunda.”