HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO ACIDENTE FERROVIÁRIO ALCAFACHE 34 ANOS DEPOIS

FB_IMG_1568621316150
No passado dia 15 de setembro, as vítimas do fatídico acidente ferroviário de Alcafache foram mais uma vez lembradas numa cerimónia de ‘Homenagem às vítimas do acidente ferroviário Alcafache’.
Este momento de homenagem foi uma organização da COMAFA – Comissão Organizadora Movimento Acidente Ferroviário de Alcafache, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Junta de Freguesia de Espinho e da União de Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato.
A cerimónia decorreu na manhã do dia 15 de Setembro na EN 234 Mangualde-Nelas ao Km 94,850 – local do acidente ferroviário. O acidente aconteceu há 34 anos e foi o pior desastre ferroviário ocorrido no país. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde em exercício, Elísio Oliveira, marcou presença, bem como os presidentes da Junta de Freguesia de Espinho, António Monteiro e da União de Freguesias de Moimenta do Dão e Lobelhe do Mato, Rui Coelho.
A cerimónia contou também com a presença dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e de outras entidades, bem como familiares e amigos das vítimas do acidente. Após a concentração dos organismos convidados e público em geral, procedeu-se à deposição de uma coroa de flores junto à estátua seguida de um minuto de silêncio e da proclamação de algumas homilias. Pelas 11h30 deu-se início a uma missa campal pelas vítimas e bombeiros já falecidos.