CONSULTÓRIO

dr. raul
AS TENDINITES, AS LOMBALGIAS E OUTRAS DORES PARECIDAS…
Qual o ponto comum entre uma lombalgia, a síndroma do canal cárpico, a tendinite do ombro ou do cotovelo?
Todas estão ligadas à actividade física e laboral e causam deficiência ou entrave articular.
Dito por outras palavras, são doenças profissionais que representam a primeira causa de paragem laboral, por doença ligada ao trabalho.
A importância destas doenças:
Representam, anualmente, milhares de dias de trabalho perdidos.
São a principal doença profissional, tanto na actividade agrícola, como nos activos do regime geral.
O número de novos casos, causadores de indemnização, aumenta anualmente.
O que são, exactamente, estas doenças músculo-esqueléticas?
As lombalgias e a síndroma do canal cárpico são as mais frequentes doenças músculo-esqueléticas, seguidas das tendinites. Atingem os tecidos moles na periferia das articulações (músculos, tendões, nervos) e resultam de uma sobre solicitação funcional no contexto da actividade laboral.
O punho, as costas, os ombros, o joelho, são outras tantas articulações que podem estar afectadas.
Estas articulações tornam-se dolorosas, criando dificuldades na actividade profissional, podendo ser mesmo um sério entrave, e podem estar na origem de uma perda de eficácia no trabalho (substituição, perda de qualidade e produtividade, perturbações na organização do trabalho) ou de um importante absentismo.
Como lutar contra as doenças músculo-esqueléticas?
Este tipo de doenças resulta de factores de risco biomecânicos (gestos repetitivos, vibrações, esforços excessivos, más posturas…) organizacionais, ambientais (actividades profissionais, relações interpessoais…) e psicossociais (insatisfação profissional, stress, insegurança…).
A prevenção e as indemnizações a pagar assentam sobre a eliminação desses factores de risco, os quais são muito variáveis e, muitas vezes, imbricados. É, portanto, necessário identificá-los a fim de modificar, eficazmente, as condições e a organização do trabalho.
A organização do trabalho deve ser revista e podem ser necessárias adopções de medidas preventivas.
A modificação de um posto de trabalho não significa, necessariamente, um esforço financeiro superior: Muitas das vezes, a adopção de pequenas modificações do local de trabalho ou de posicionamento do trabalhador, são suficientes, como o alterar a altura de um plano de trabalho para fazer desaparecer as tensões a as manifestações de doença músculo-esquelética.
É necessário que o trabalhador esteja atento ao aparecimento de pequenos incómodos articulares, perda de força, de destreza, de dores, devendo recorrer ao seu médico de família ou à medicina de trabalho.
E-mail: amaralmarques@gmail.com