II Jornadas SOBRE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRAdOS DÃO LAfÕES

DSC05648
Realizaram-se em Mangualde, nos passados dias 18 e 19 de outubro, no auditório do Complexo Paroquial, as II Jornadas de Cuidados Continuados Integrados Dão Lafões. A organização foi da Associação Questão Temática, com a promoção da Equipa de Coordenação Local para os Cuidados Continuados Integrados Dão Lafões, em estreita colaboração da Câmara Municipal de Mangualde, da Administração Regional de Saúde do Centro, do ACES Dão-Lafões, e ainda do ISS - Segurança Social.
A cerimónia de abertura, que teve lugar pelas 15h00 de sexta-feira, contou com a presença de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde; Ana Gomes da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Rosa Reis Marques, Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro; Maria José Hespanha, Coordenadora da Equipa Coordenadora Regional do Centro; António Grade, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões; Márcia Martins, Diretora do Centro Distrital de Viseu, do Instituto da Segurança Social; Germano Loureiro, Coordenador da Equipa Coordenadora Local Dão Lafões e Presidente destas Jornadas.
No dia 18, entre as 9h30 e as 11h00 falou-se sobre “Articulação da Segurança Social e da Saúde face às exigências da RNCCI”, tendo como moderador o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, José Tomás. Pelas 11h30 e até às 13h00 foi abordada a temática “Cuidados Paliativos na RNCCI”. Durante a tarde, falou-se de vários temas, nomeadamente “Novos anticoagulantes orais na população geriátrica”, “A Realidade nas U.C.CI.” e “AVC - Prevenção nos doentes com F.A.”.
No dia 19, sábado, os trabalhos decorreram das 9h30 às 13h00 e foram debatidos os seguintes assuntos: “Tratar a Diabetes no doente frágil”; “ECCI: Percurso e Intervenção Multidisciplinar”; “Cuidados Paliativos no Domicílio: abordagem e intervenção multidisciplinar”; “Fisioterapia e Reabilitação no Domicílio – Diferentes abordagens, objetivos comuns!”; entre outros.
Após a cerimónia de abertura e em declarações à comunicação social, João Azevedo referiu que a estrutura sedeada em Mangualde têm demonstrado grande competência, acreditando que irá haver ainda mais investimento para os problemas que vão aparecendo nesta área. Salientou ainda, a necessidade de iniciativas deste género que demonstram a diferença dos que percebem o que é o interior e dos que falam do interior sem saber o que realmente é. Iniciativas destas atraem pessoas ao território. Pessoas que se deslocam a Mangualde por razões profissionais e de capacitação. Que vêm e no futuro poderão voltar mexendo com a atividade local, económica, comercial, restauração, etc mas, mais que tudo isto, marcam o território com políticas, tal como foi possível verificar nestas jornadas onde estava representada toda a hierarquia da saúde, desde a Srª. Ministra que na impossibilidade de estar presente, enviou uma mensagem por vídeo, demonstrando assim, uma razão de confiança para com Mangualde que João Azevedo salientou com grande orgulho.