INICIATIVA INSERIDA NA COMEMORAÇÃO DO 30º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA

Ação decorreu no passado dia 20 de novembro, com um “Estendal dos Direitos” exposto em vários edifícios um pouco por todo o concelho, decorados com peças de roupa, palavras e frases alusivas aos direitos das crianças.
Mangualde associou-se à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”. A ação, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ), lançou o desafio a várias instituições públicas e particulares e entidades com competência na área da infância e da juventude.
Celebrou-se, no dia 20 de novembro, o 30º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) por parte das Nações Unidas. A CDC é um documento que expressa um vasto conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças, não só civis e políticos, mas também económicos, sociais e culturais.  Para assinalar esta data, o Município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde associou-se a esta campanha, “num esforço conjunto para o incremento da consciência pública em relação à Convenção sobre os Direitos da Criança bem como o aumento da consciencialização das crianças e jovens acerca dos seus direitos”, afirmou a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.
Com um balanço claramente positivo, onde os objetivos desta iniciativa saíram reforçados, a CPCJ e a Câmara Municipal de Mangualde agradecem a todas entidades que abraçaram esta nobre causa nomeadamente, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães, o Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, a Obra Social Beatriz Pais, Raul Saraiva e a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.