“E com o frio, vem o reumatismo…”

Ana Cruz
O frio regressa novamente, trazendo consigo as mazelas como constipações e gripes. De fato, já os nossos avós sabiam que com o frio os pulmões eram, quase sempre, afetados. No entanto as dores ósseas e musculares, também são “visitas” sazonais pouco bem-vindas! Não é por caso que, a maior parte, dos anti-inflamatórios e analgésicos são medicamentos não sujeitos a receita médica, sendo indicados para causas de dor ligeira a moderada.
O termo “Reumatismo”, para peritos de medicina mais minuciosos, é incorreto, dado que retrata de forma popular um conjunto de doenças que afetam as articulações, músculos e ossos. A origem da palavra “Reumatismo”, vem dos gregos ( “Rheuma+ tismós”- fluxo + movimento). Ninguém mais erudito é capaz de negar a sabedoria dos gregos, de fato os médicos, ainda hoje, têm que fazer o juramento de Hipócrates, grego reconhecido por ser o pai da Medicina Ocidental. Sendo que a sua teoria dos humores (que em latim, humore significa líquido) corporais foi aplicada até ao surgimento do método científico. De fato, uma das doenças, mais frequentes que afetam as articulações é denominada por “Gota”, por existir um excesso de fluído\humore na zona afetada. Para os peritos que têm uma linguagem mais técnica, o correto seria denominar doenças reumatológicas, ou utilizar termos como “artrite” ou “osteoartrose”, ao comum “Reumatismo”. Mas como o objetivo é todos fazermos parte da mesma linguagem, mesmo quem é leigo em Medicina, volto a fornecer termos médicos que ajudaram a explicar a significância dos relatórios\ prescrições médicas… Só assim poderá existir uma compreensão positiva para um resultado confortável, estarmos todos a mesmo nível linguístico para formalizar um compromisso de cura! Adiante…Prefixo Osteo= Osso; Prefixo Art = relativo a articulação; Sufixo ose= processo, patologia e Sufixo ite= inflamação.
O sintoma principal é a dor e a incapacidade na movimentação da (s) articulação (s) afetada (s).
Até chegar ao ponto de serem encaminhadas aos Reumatologistas e\ou Fisiatra, sendo este último uma mais-valia para alívio da dor através da prescrição de movimentos que serão supervisionados por fisioterapeutas, muitos indivíduos andam a gemer e claudicar diariamente. Muitos estão a tomar medicação em excesso para tolerarem a dor e conseguirem exercer a sua profissão, porque escutam conversas de conhecidos e desconhecidos a relatarem responsos de profissionais de saúde que associam estas queixas a exigência de baixas médicas para escapar ao serviço laboral.
Na realidade, a causa principal de faltas ao trabalho e reformas antecipadas é devido a doença degenerativa do foro ósseo, muscular e articular. É considerada uma preocupação em Saúde Pública, mas não existe um sistema fidedigno para despistar os casos críticos. Apesar de, na teoria, estar criado esse sistema, na prática quem está no terreno vê um crescendo de procura de especialistas que não satisfaz a necessidade. E a dificuldade em gerar o diagnóstico específico da doença reumatológica, faz surgir um proveito malicioso para quem o trabalho é para os tolos e que de valor é estar a usufruir dias em casa e ainda ganhar subsídios à conta da ingenuidade de quem acredita nos sintomas inventados. Daí muitos profissionais de saúde terem dificuldade em acreditar em quem se queixa sem sinais aparentes, ou quando existem duvidam da subjetividade da dor expressada… Típico “paga o justo pelo pecador “ por o médico achar que “são todos farinha do mesmo saco” !
Assim, há múltiplas causas para ter dor numa articulação, mas o profissional deve ter tempo e escutar a pessoa sem julgamentos e a pessoa deve ser isenta de subterfúgios….
Existem várias estratégias não farmacológicas para alívio da dor numa articulação (artralgia), muitas oriundas pelo senso comum e bons resultados de remédios caseiros e familiares. Na realidade as famosas botijas de água quente, trouxeram muito alívio a muitos queixosos de dores viscerais e articulares. Também na falta de botija, o famoso escalda-pés com um punhado de sal era prática frequente na tia “reumática”, ou no tio “gotoso”…Os cataplasmas de repolho eram ridicularizados pelos peritos de Medicina, mas em última instância mais vale um joelho embrulhado em couve com película aderente do que uma dor de estomago provocada pelo anti inflamatórios… Já referi antes, mas não deixa de ser triste pensar que um dos primeiros medicamentos para alívio da dor tem origem da casca do salgueiro, e agora quem prescreve satiriza com as origens da medicação.
O que deve ficar assente é que o estilo de vida interfere muito nestas maleitas, não é por acaso que a “Gota” ou hiperuracémia, também foi conhecida pela doença dos Reis, devido aos excessos alimentares acometidos por estes. A falta de exercício, ou a repetição de movimentos aumenta o risco de ter dor articular. O motivo de existir cada vez mais este problema tem haver com a falta de consciência de aquecer os músculos antes de uma atividade física intensa e os excessos alimentares. Não hesite em questionar os profissionais de saúde…. Por vezes temos de ser desafiados através de perguntas certeiras!