CONSULTÓRIO

dr. raul
O CHOCOLATE!
FOI TALVEZ UM DOS PRODUTOS ALIMENTARES MAIS CONSUMIDOS NESTE PERÍODO DAS FESTAS… O NATAL, O ANO NOVO, OS REIS…
E A VERDADE É QUE O CHOCOLATE É BOM, PORQUE SABE BEM E PORQUE, TAMBÉM, FAZ BEM AO CORAÇÃO!
Não há sabor com que se possa comparar! É único, inconfundível e apetecível…
Não há dúvida que o chocolate é uma das iguarias mais consumidas!
Mas, para além do seu sabor e dos apetites a que conduz, o chocolate é, também, benéfico para o coração. Estudos realizados mostraram que os consumidores aguerridos de chocolate têm um risco reduzido de recidiva de acidente cardíaco.
Os flavonóides do cacau protegem das doenças cardiovasculares.
Gordo e açucarado o chocolate é, sobretudo, rico em flavonóides, moléculas antioxidantes com muito interesse na área da saúde. É simples, o cacau é o alimento que contém mais flavonóides: cerca de duas vezes mais flavonóides que o chá verde ou o vinho.
Dotado de tais propriedades antioxidantes, o chocolate possui efeitos protectores sobre o sistema cardiovascular. Com efeito, os antioxidantes previnem o fenómeno da aterosclerose, impedindo a formação do mau colesterol, diminuem a pressão sanguínea, actuam sobre a flexibilidade das paredes vasculares, ou seja, sobre um conjunto de factores de risco de doenças cardiovasculares.
Todos estes efeitos se traduzem, concretamente, numa diminuição das doenças cardiovasculares? Podem-se, na realidade, medir os efeitos do chocolate sobre o coração e os vasos? No sentido de melhor demonstrar a veracidade destas afirmações foi realizado um estudo em 1100 pessoas que tiveram, anteriormente, um ataque cardíaco. Depois de questionadas sobre o consumo individual de chocolate, os autores do trabalho constataram que o risco de recidiva é tanto menor quanto mais os doentes são consumidores de chocolate. Ao fim de 8 anos de acompanhamento apercebe-se, comparativamente com as pessoas que praticamente não comem chocolate, que os consumidores ocasionais de chocolate têm um risco reduzido de mortalidade por doença cardiovascular de 27%, que desce para 44% nos que comem chocolate uma vez por semana e, nos grandes consumidores, esse risco desce para 66%.
Que tipo de chocolate se deve comer?
Neste estudo, os autores não encontraram nenhuma diferença em função do tipo de chocolate (negro ou de leite). Mas, como os flavonóides estão no cacau, quanto mais rico o chocolate for em cacau, mais rico será em antioxidantes. É o caso do chocolate negro, em relação ao chocolate de leite, este último diluído em produtos leiteiros. Quanto ao chocolate branco é, obviamente, o mais pobre: não contém mesmo cacau, uma vez que é fabricado com manteiga de cacau.
Costuma-se dizer que o que sabe bem ou é pecado ou faz engordar… No caso do chocolate fica-se apenas com a dúvida do engordar.
Não só sabe bem, como até faz bem… mas atenção! O melhor chocolate, em termos de benefício para a saúde, é o que tem maior percentagem de cacau e menor de açúcar e, mesmo assim, convém não exagerar porque as calorias contam sempre para o aumento do diâmetro abdominal!
Por isso, convém saborear, mas não exagerar!
E-mail: amaralmarques@gmail.com