Quando a vergonha provoca o silêncio…

Ana Cruz
Não é necessário ter frequentado o ensino superior para chegar à conclusão, que a comunicação é essencial para uma boa relação, quer seja pessoal, profissional ou familiar! E contrariamente ao que se divulga, nem sempre os eruditos são os melhores comunicadores! De fato, quando a arrogância é tamanha, a sabedoria social é quase nula! Ser humilde e aceitar que o individuo imberbe tem mais sapiência que o professor mais barbudo (antigamente ter barba era sinal de sabedoria e maturidade, daí “Quando vê as barbas do vizinho a arder, põe a tuas de molho”) é uma atitude ridicularizada pelos académicos com paredes agraciadas por diplomas mais velhos que os alunos que dão aulas! De tão verdadeira ser esta constatação, mais pesarosa fico em ver “fugir” as pequenas grandes ideias devido à desaprovação dos “velhos” que não se limitaram em ficar no Restelo! Perante tanto preconceito inusitado não será de estranhar que as pessoas tenham dificuldade em falar… de certas situações cuja anatomia está oculta e requer utilizar sinónimos com analogias que podem ser suscetíveis a um cenho franzido e um coçar de cabeça. Sinais de desconhecimento de significado da analogia utilizada!
Por exemplo, falar de hemorroidas é sempre um assunto delicado (!?), e por vezes o receio da galhofa é superior ao desconforto e o silêncio é aconselhado pela consciência do lesado! Mas há casos em que a personagem não se inibe se satirizar a sua situação “Olhe, Sôra Enfermeira, isto é difícil de falar, mas vocês enfermeiros já veem tanta coisa que já devem estar habituados! Ando com problemas no” cano de escape”, sabe!”. E lá vem o coçar de cabeça e o cenho franzido! Para quem é mais preciso na sua semântica, irá suscitar uma récita de analogias acompanhadas de gestos por parte da vítima, e até que pode chegar mesmo ao calão mais carroceiro de fazer corar as peixeiras do Porto!
É preciso estar alerta aos sintomas que surgem nos nossos orifícios corporais, e o ânus costuma ser referido em ultima instância! A dilatação de veias ou artérias localizadas na zona anal, resultando do termo hemorroidas, que tem o significado em latim de “veias de que escorre sangue”. Na realidade, é mais frequente ocorrer a dilatação nas veias, resultando numa formação varicosa na zona anal. Ora isto significa que o acumular de sangue nessa dilatação, provoca um desconforto constante, como comichão e dor, para além de vontade de evacuar (tenesmo intestinal) devido ao volume da hemorroida a pressionar no reto\ ânus. Sangrar é o outro sintoma que é natural, pela lógica de quando as fezes passam pelo reto poderem ser mais densas e consistentes e romperem a hemorroida. Aí o lesado entra em pânico, ao ver a sanita ficar mais vermelha que um tomate, e pensa que irá desmaiar pela dor e perda de sangue. Nesta circunstância, a água fria e a mais rápida aplicação de gelo são a solução! Caso a hemorragia não diminua em 30 minutos, ligue a SNS24 (808 242424) onde o profissional de saúde orienta a pessoa após a descrição pormenorizada do sintoma (local, quanto tempo tem o sintoma, e sensação física).
Bem… Neste momento deve mesmo falar com o seu médico de família, privado ou não, que tem o dever de despistar potencial problema intestinal, com observação física! Nesta era dos telemóveis com fotografia as selfies não são apenas da face… Mas visualizar a situação não confere um diagnóstico correto! A luva de latex e a palpação local é a forma de iniciar o estudo da potencial síndrome hemorroidal! Logo manter a mente calma será o comportamento para facilitar uma observação constrangedora quer para o observado quer para quem irá observar!
Os fatores desencadeantes estão sempre associados a obstipação (prisão de ventre); excesso de peso; sedentarismo (muitas horas sentado…sim conduzir muitas horas pode resultar em síndrome hemorroidal!); diarreias crónicas, que provocam esforço frequente no esfíncter (musculo em forma de anel que promove a abertura ou encerramento de um orifício ou canal) do intestino. Antes de avançar a tratamentos, quase sempre é recomendada a alteração da dieta (mais fibras\ verduras + ingestão de água) para evitar a acumulação e endurecimento das fezes no canal intestinal e aumentar a atividade física para melhorar os movimentos para a evacuação das mesmas (movimentos peristálticos). Infelizmente, também é frequente na gravidez surgir hemorroidas, o que torna a recuperação após o parto (quer com cesariana ou não) muito mais penosa! Quando as dores são tão intensas, a aplicação de pomadas analgésicas (algumas sujeitas a receita médica outras não) dão alívio imediato, por isso fale com o seu médico ou farmacêutico! Nesta sociedade “hiperesterilizada” em que falar de “banho de assento” parece coisa do passado, este é ainda o tratamento recomendado pelos especialistas que operam hemorroidas já em fase muito avançada! É verdade! Porque se um chá faz milagres ao estomago, porquê desconsiderar esses benefícios à mucosa intestinal\anal? O alguidarzito da avozinha religiosamente escondido na casa de banho tinha esse objetivo! Entre 2\3 vezes ao dia aplicar o banho de assento e se tiver uma hemorroida sangrante pode aplica-lo com o chá de camomila (cicatrizante) ou chá de nogueira! Ainda bem que o Brexit está em curso, porque ter um chá das 5 utilizado em banho assento, seria um ultraje!