INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA, I.P. REALIZOU SORTEIO DE ARRENDAMENTo ACESSÍVEL

DSC05780
Pelas 14 horas do passado dia 19 de fevereiro, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde o Sorteio de Arrendamento Acessível, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, de 18 fogos propriedade deste instituto, localizados na Quinta da Igreja em Mangualde.
Este processo liderado pelo IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e com o apoio do Município de Mangualde abrangeu alojamentos de tipo T2, com e sem garagem, T3 e T4 e garante acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado.
Ao sorteio concorreram 23 pessoas, sendo que, nesta primeira fase, apenas 18 fogos estão disponíveis, levando a que 5 pessoas não fiquem com casa atribuída, contudo, e de acordo com as normas do concurso, ficaram como suplentes e já inscritos para uma segunda fase que será levada a cabo posteriormente e que irá sortear mais 24 fogos.
A sessão pública do sorteio foi aberta por Elisio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, que deu as boas vindas a todos os presentes, referindo depois, a importância do arrendamento no desenvolvimento urbano e na fixação de pessoas, salientando o deficit de habitação que hoje existe em Mangualde.
Agradeceu reconhecidamente ao Instituto pelo investimento que realizou na reabilitação destas habitações que estavam votadas ao abandono e à degradação.
Após as palavras do Presidente da Câmara, teve lugar o sorteio dos concorrentes aos vários lotes de habitações.
Falou por fim, o vogal do conselho do IHRU, que felicitou todos os presentes e agradeceu o apoio que o município deu ao instituto neste processo.
Segundo este elemento do IHRU, este foi o primeiro concurso em que o Instituto está num processo transparente e aleatório com a atribuição de habitações que não são habitações sociais, mas as quais, têm rendas de valores 20% abaixo do valor de mercado. Antes de terminar, lembrou a todos os presentes, que o que ali aconteceu foi um sorteio e não uma atribuição, depois de ser analisada toda a documentação dos concorrentes sorteados, se verificar a conformidade, o Instituto irá contatar com os mesmos para que em breve possa ser feita a entrega das habitações.