UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY DE MANGUALDE

NO CREPÚSCULO DE MAIS UM ANO LECTIVO….
Queridos Professores e Alunos:
William Shakespeare, em “A Tempestade” afirmava que “ Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. Acredito que eles constituam até uma segunda vida, e por isso a urgência de transferir muitos dos sonhos e planos, gorados no malogrado ano lectivo que finda, na firme esperança de que possam ser agora realizáveis no próximo, surgidos numa alegria do reencontro que tanto ansiamos.
Ainda assim, a par das aprendizagens programadas, podemo-nos orgulhar de termos conseguido algumas das actividades previstas. Em Dezembro e Janeiro ainda vivenciámos alegria e animação que levámos a todos os Lares de Mangualde (4), do Centro Paroquial da Cunha Baixa e das Residências Sénior “Chão do Grou”, em Nelas com a dinâmica actuação do nosso grupo “CANTAR SÉNIOR”. Em 25 de Fevereiro, comemorámos o 15º aniversário da nossa Universidade que incluiu um acto religioso sufragando os alunos já falecidos e um Jantar de confraternização, largamente participado, onde se procedeu à homenagem de dois membros da Direcção que deixaram esse encargo por particulares motivos de saúde, O Sr. Dr. Manuel Cruz e a Sr.ª Dª Teresa Vieira, mas permanecendo connosco como professor e aluno, o primeiro, e como aluna a segunda.
Mas tinha de vir Março e com ele os constrangimentos criados pelo caos pandémico a determinarem o encerramento da Universidade e o confinamento que não deixou de nos afectar. A programação, muito aliciante, agendada maioritariamente pelo professor da nossa Universidade, Dr. João Carlos, deixou de ser exequível: conferências sobre o Dia da Mulher, filme sobre os Mosteiros Cistercienses nos concelhos de Mangualde e Nelas, e a conferência “ Atrás das Grades, mulheres nos conventos”, proferida por uma Professora da Universidade de Coimbra. Em Março também, estava prevista uma deslocação a Lisboa do “Cantar Sénior”, a convite da NOVA ATENA para actuar no FESTIVAL DE MÚSICA SÉNIOR. Seria também em Maio a visita de estudo aos Palácios de Belém e da Ajuda. Em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde levar-se-ia a efeito uma apelativa e enriquecedora Exposição subordinada ao tema MARCAS DE ROMANIZAÇÃO NO CONCELHO DE MANGUALDE, incluindo espólio de vários Museus, além de miniaturas e pinturas de vários artistas. Ainda a par da exibição do Filme “A ROMANIZAÇÃO EM TERRAS ARAOCELENCES” da autoria do Dr. João Carlos e Miguel Marques, teria lugar a conferência “ DE MÈRIDA A VISEU, PASSANDO POR MANGUALDE, NA ÉPOCA ROMANA” a proferir pelo Prof. Doutor JORGE ALARCÃO e SILVA, que seria homenageado após a sua prelecção. A noite culminaria com a actuação do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra.
Igualmente o COVID 19 impediu o tão tradicional ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES SÉNIOR DE ROTARY que este ano se realizaria em VIZELA, e viria igualmente a inviabilizar o encerramento festivo do nosso ano lectivo em Junho: o Jantar de confraternização, o Sarau e a exposição de trabalhos dos alunos.
Enfim, sonhámos continuar a aprender sem testes e sem avaliações, ou lembrando o que já esquecemos e sonhámos também partilhar as nossas preocupações como catarse que nos proporcionaria a alegria da paz interior, que a amizade e a nossa nova família nascida no espaço da universidade foram consolidando. Sonhámos dançar com toda a nossa energia que não tem idade e viver a espiritualidade no yoga.
Espera-nos um novo ano lectivo para revivermos esses sonhos. Todavia, pode não ser no mesmo local. A par da pandemia em curso que esperemos se extinga, ainda teremos por bons meses o pandemónio das obras, inviabilizando espaço para leccionar. Felizmente temos a generosa oferta de instalações na Escola Secundária.
Os meus votos de bem-estar para vós, meus amigos e minhas amigas.
Teresa Cruz - Diretora da Universidade Sénior de Rotary