CONSULTÓRIO

dr. raul
E AGORA?
COMO VAMOS ELIMINAR AQUELES QUILOS A MAIS QUE GANHÁMOS NESTES TEMPO DE CONFINAMENTO?
Isto de ficarmos em casa, no cumprimento das regras de afastamento físico, por causa do Corona vírus, com pouca liberdade de movimentos, fez com que a roupa que habitualmente vestimos “sofresse um processo de encolhimento bem notório”. E tudo serviu de desculpas para se cometerem alguns excessos que se traduziram nuns quilos a mais. Foi um dos preços que pagámos pela vinda deste hóspede tão indesejado!
Mas não vale a pena grande preocupação… Uma alimentação mais racional, sem sacrificar o prazer, e mais uma ou duas medidas podem, rapidamente, levar ao peso inicial.
QUE DEVEMOS, ENTÃO, FAZER?
Água, água, muita água
Se quiser beber água engarrafada, dê preferência a uma água levemente gasosa. As suas pequenas bolhas dão uma agradável sensação de limpeza e essas águas fornecem sais minerais benéficos.
Diminua a quantidade de cafés (tem necessidade de dormir bem para recuperar).
Dê preferência ao chá verde que é muito rico em antioxidantes.
Esqueça as sodas e as bebidas açucaradas (mesmo as “light”).
Sumo de laranja natural todas as manhãs
Esprema as laranjas manualmente e beba, de seguida, o seu sumo. É rico em vitamina C.
O sumo de laranja ajuda a despertar melhor fazendo sentir os seus benefícios ao longo do dia.
Tem a vantagem de proteger contra os cálculos (pedras) renais.
Pequeno-almoço racional
Uma chávena de chá ou de café, não muito fortes, tostas ou fatias de pão ligeiramente barradas com manteiga ou margarina vegetal e mel, que deverão ser, lentamente, bem mastigadas, um iogurte rico em proteínas, de preferência magro, e eis o pequeno-almoço que lhe vai dar suporte para toda a manhã.
O pão deve ser integral ou de multicereais, porque é rico em glúcidos lentos e fibras, dê preferência a uma margarina vegetal, em vez da manteiga, e ao mel, pela nota açucarada e pelos seus efeitos benéficos sobre a garganta. O iogurte, pelo indispensável cálcio e proteínas!
Almoço e jantar ligeiros
Um prato de sopa de legumes, depois um filete de peixe (com sumo de limão), ou uma fatia de carne, uma fatia de queijo e uma fruta, à sobremesa, e a refeição fica completa.
Evite pôr batata nas sopas, dê preferência aos legumes frescos, ou congelados, variando-os ao longo dos dias e junte salsa no fim da cozedura. Assim terá, sempre, uma sopa rica em vitaminas e sais minerais. Além do mais a sopa é barata, não demora muito tempo a preparar, é pobre em gorduras e calorias e, ainda, tem a vantagem de se poder aquecer, em qualquer altura, no micro-ondas.
Coma lentamente
Comendo lentamente consegue-se chegar ao limiar da saciedade de forma mais rápida, parando espontaneamente mal ela se manifesta.
A importância da marcha
Pode ser um pouco fatigante, mas faz bem! Ninguém pode afirmar o contrário. Os benefícios da marcha são numerosos: aumento do consumo de calorias, melhoria da musculação das coxas, activação da circulação venosa, “desenferrujamento” das articulações, conduz a uma baixa do colesterol e, porque o carro fica mais tempo estacionado, contribuição para a melhoria ambiental.
Ao aumentar o consumo energético, com a marcha, e não comendo acima das necessidades calóricas, perdem-se, necessariamente, alguns quilos.
Esconda a balança
Após verificar o peso, guarde a balança. Não há necessidade de se andar a pesar, com ansiedade, diariamente. Serão as calças, as saias, o colarinho da camisa, o furo do cinto… que irão servir de indicador…