CHEQUE DENTISTA – 2019/2020

Data de validade – outubro de 2020
Crianças e Jovens em Idade Escolar
A doenças orais e as cáries dentárias, são um problema de saúde que afetam grande parte da população, nomeadamente a população jovem em idade escolar, o que requer uma intervenção adequada e atempada tendo em vista a prevenção e o tratamento precoce destes problemas.
De acordo com o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), da Direção Geral da Saúde, todas as crianças e jovens que frequentam as nossas escolas, têm intervenção prioritária de saúde oral aos 7, 10 e 13 anos de idade. Desta forma, TODOS os alunos matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, nascidos em 2006, 2009 e 2012, ou seja, que até 31 de dezembro de 2019 completaram as idades referidas, têm direto a um cheque dentista, que foi entregue na escola, neste ano letivo - 2019/2020.
Todos os cheques foram emitidos e entregues atempadamente e muitos deles já foram utilizados. No entanto, gostaria de lembrar que o prazo de validade/utilização dos mesmos termina no final do mês de outubro de 2020. Após a data de validade, registada nos cheques dentista, não é possível a sua utilização, nem a emissão de outro para substituir o primeiro.
É importante referir que todas as crianças e jovens devem utilizar o cheque, mesmo que achem que “não precisam” de ir ao dentista, porque o programa para além dos tratamentos curativos, também contempla as intervenções de prevenção, ou seja, de proteção dos dentes. Só os alunos que utilizarem e concluírem tratamento poderão, se for necessário, ter acesso aos “cheques intermédios”.
A não utilização do cheque dentista dos 13 anos implica não só a perda do cheque intermédio, mas também a perda do cheque dentista dos 15 anos e dos 18 anos. Ou seja, um/a jovem que não utilize o cheque dos 13 anos, não voltará a ter cheque dentista, em idade escolar.
A marcação da consulta é da responsabilidade dos pais/encarregados de educação, que deverão dirigir-se ao consultório de um médico dentista à sua escolha, dentro ou fora do concelho, desde que este tenha aderido ao PNPSO.
Face ao exposto, julgo importante aconselhar e informar do seguinte:
- Certifique-se que recebeu o cheque dentista a que o seu filho/educando tem direito e que já o usou;
- Se não usou, verifique o prazo de validade inscrito no cheque e utilize-o dentro do prazo – marque consulta prévia no dentista;
- Se necessitar de uma 2ª via, poderá solicitá-la no Centro de Saúde, na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ou na sua Unidade de Saúde (dentro do prazo de validade dos cheques);
- A emissão de cheques dentista intermédios (a pedir, se necessário) não poderá ser efetuada, se não forem usados os cheques dentista emitidos anteriormente;
- O cheque dentista dos 15 /16 anos não poderá ser emitido se não for usado o dos 13 anos;
- O cheque dentista dos 18 anos não poderá ser emitido se não for usado o dos 15/16 anos.
Se tiver dúvidas ou necessitar de algum esclarecimento adicional, poderá dirigir-se ao Centro de Saúde/UCC e solicitar informação.
A atual situação de pandemia não pode, nem deve ser um impedimento para a utilização destes cheques, uma vez que nos consultórios dos dentistas também estão implementadas medidas de segurança, de modo a evitar a transmissão do vírus.
Os problemas de saúde oral, que influenciam negativamente a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, requerem cuidados básicos de saúde e são vulneráveis a estratégias de intervenção conhecidas e comprovadas cientificamente. A emissão de cheques dentista nestas faixas etárias é uma excelente estratégia de intervenção que não deve ser desperdiçada.
O PNPSO prevê a emissão de cheques dentista até aos 18 anos. A intervenção médico-dentária feita no âmbito destes cheques é completamente gratuita para o utente.
Para além destas intervenções é fundamental que todas as pessoas, e neste caso as crianças e jovens, adquiram hábitos de escovagem dos dentes diariamente, o mais cedo possível, e que os mantenham pela vida fora.
Madalena Fátima
(Enfermeira – UCC Mangualde)