MANGUALDE ASSINALA DATA HISTÓRICA DO CITROEN 2CV 30 ANOS DO FIM DA PRODUÇÃO DO 2CV

Inauguração Mostra 2CV (1)
Pelas 16H30 do dia 27 de julho de 1990 foi produzido em Mangualde o último 2CV.
Nessa data e para registo final, saíram da linha de produção dois modelos Charleston em dois tons de cinza: Dernière 2CV. Um deles faz parte da coleção do Conservatório Citroen.
Os primeiros 2CV, foram produzidos em Mangualde há 56 anos, precisamente, com o início da fábrica, em 1964. Foram mais de 50000 veículos, sempre com o selo “Made in Portugal”. Como a maioria era para exportação, era comum, principalmente nos seus últimos dois anos de fabrico, quando só no centro de Mangualde eram produzido, ver-se camiões e comboios por essa europa fora carregados com os míticos 2CV que enchiam as vias de circulação de cor.
Mangualde orgulha-se de pertencer ao restrito grupo de cidades que produziu automóveis míticos. Aqui, foram produzidos os míticos 2CV e DS- Boca de Sapo. Carros que foram monumentalizados em duas rotundas da cidade e colocam Mangualde na rota do automóvel.
A exposição “30 anos da Produção do 2CV em Mangualde”, foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e o Clube 2CV Mangualde. O evento teve lugar nesta cidade onde, durante o dia, foram surgindo vários 2CV em exposição em frente à Câmara Municipal. Pelas 18 horas, realizou-se a sessão inicial no Salão Nobre da Câmara Municipal, presidida pelo Presidente da Câmara de Mangualde, Elísio Oliveira e com a presença de várias dezenas de Bicavalistas de Mangualde e não só, seguindo depois a visita à Exposição na Biblioteca Municipal.
A exposição é composta por vários painéis a contar a história da fabricação do 2CV em Mangualde, assim como, miniaturas a demonstrar a evolução dos modelos produzidos, terminando na réplica em miniatura da cena do último dia. Encontram-se ali também presentes, várias peças, posters e documentos memoráveis do 2CV. 
A exposição estará patente até dia 7 de agosto e a entrada é livre.